Nova ferramenta valida áreas rurais para exportação
Nova ferramenta valida áreas rurais para exportação
Foto: Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou nesta terça-feira (23), na Plataforma Agro Brasil + Sustentável, o serviço de habilitação de Área de Produção para Exportação. A funcionalidade permite ao produtor rural verificar automaticamente se a área produtiva atende aos requisitos exigidos por mercados internacionais que impõem barreiras de compliance socioambiental.
Segundo o Mapa, o serviço possibilita ao produtor “validar, de forma automática, se a área de produção cumpre requisitos críticos para a exportação a mercados externos”. A iniciativa busca ampliar a transparência e a rastreabilidade das informações relacionadas à produção agropecuária brasileira.
A Plataforma Agro Brasil + Sustentável tem como objetivo “integrar, organizar e disponibilizar informações de governança ambiental, social e corporativa” de produtores rurais, empresas agrícolas e propriedades, qualificando os produtos destinados ao mercado externo com base em critérios reconhecidos internacionalmente. De acordo com o Ministério, a proposta é fortalecer a confiança entre os diferentes elos da cadeia agropecuária e atender às exigências de grandes mercados importadores.
Nesse contexto, a ferramenta permite a habilitação tanto do produtor quanto de lotes de produtos agropecuários, a partir de requisitos e padrões previamente definidos, considerando processos produtivos e tecnologias utilizadas nas áreas cadastradas.
O Mapa informa que a Plataforma é gratuita, voluntária e possui abrangência universal, podendo ser utilizada por produtores de todas as cadeias produtivas. O serviço de habilitação de Área de Produção para Exportação passa a integrar o conjunto de funcionalidades da Plataforma Agro Brasil + Sustentável, voltadas à adequação do agronegócio brasileiro às exigências socioambientais do comércio internacional.