Foto: Canva
O governador de Sergipe Fábio Mitidieri recebeu, na quarta (21), no Palácio de Despachos, em Aracaju, representantes da Embrapa e da empresa West Aves, parceira da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), para discutir a implantação de uma unidade produtora de aves no estado.
A ideia é implantar em Sergipe uma estrutura para o fornecimento de material genético desenvolvido pela Embrapa e sua parceira para ofertar produtos avícolas de alta qualidade para estados do Nordeste.
Participaram da reunião dirigentes da West Aves e a chefe de Administração da Embrapa Tabuleiros Costeiros Tânia Simões, que representou a Embrapa no encontro. Mitidieri foi acompanhado por gestores estaduais, entre os quais o secretário de Estado da Agricultura Zeca da Silva e o presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) Milton Andrade, além do deputado federal por Sergipe Rodrigo Valadares.
A parceria da Embrapa com a West Aves ocorre desde 2022, por meio de contrato de licenciamento para a multiplicação e comercialização das linhagens avícolas desenvolvidas pelo centro de pesquisa. Fazem parte do contrato a venda das linhas para frango de corte tipo industrial (Embrapa 021), poedeira tipo industrial (Embrapa 031 e 011) e frango de corte tipo colonial/caipira (Embrapa 041).
Paralelamente, a West Aves e a Embrapa firmaram uma cooperação técnica para o desenvolvimento conjunto de novas linhagens de aves. O objetivo da parceria é a produção e comercialização da genética brasileira nos principais polos de produção, trazendo uma maior segurança alimentar para os brasileiros e, também, ampliar o atendimento às regiões Norte e Nordeste, além de comercialização com outros países, como Angola e Zimbábue.
Confira baixo a galeria completa de imagens da reunião. Use as setas laterais para avançar e recuar.
O presidente da West Aves Adilson Mognol apresentou as ações da empresa no Brasil e exterior, reforçando o interesse estratégico de implantar uma unidade produtora em Sergipe, destacando vantagens de sua localização privilegiada e ambiente produtivo e de negócios favorável.
“Enxergamos Sergipe com bons olhos pela localização, por ter muita matéria-prima e por ser um estado que está crescendo bastante e demandando muita produção de frango e ovos. Temos alta capacidade produtiva e genética de excelência desenvolvida pela Embrapa, e estamos otimistas de que teremos avanços nas articulações com o governo”, afirmou o empresário.
Mitidieri destacou que a perspectiva de implantação da uma unidade de produção de aves em Sergipe é vista de forma muito positiva pelo governo e pelos produtores.
“Somos um estado pequeno com localização privilegiada, próximo a grandes centros com alta demanda por frango e ovos, como Bahia e Pernambuco, com boa estrutura de estradas, porto, fornecimento de energia e água, além de capacidade de oferta de crédito com banco público próprio e incentivos fiscais. O nosso governo recebe os potenciais parceiros com alegria e otimismo, e já iremos mobilizar nossas equipes técnicas para avançar nos diálogos e articulações para viabilizar esse empreendimento”, declarou o governador.
O chefe do governo designou o presidente da Desenvolve-se Milton Andrade para atuar como ponto focal do Estado na continuidade das discussões institucionais e técnicas.
Tânia Simões destacou que o centro de pesquisa sediado em Aracaju está de portas abertas para apoiar nas negociações e ser um ponto focal na interlocução entre o governo de Sergipe e a Embrapa Suínos e Aves.
“Essa parceria é bem interessante porque poderá trazer mais segurança alimentar, além de desenvolvimento econômico para o estado de Sergipe, e vemos como uma grande oportunidade de trazer esse núcleo de produção de aves, com a genética Embrapa já amplamente reconhecida e valorizada pelos produtores”, assinalou a pesquisadora.