Agro analisa tarifaço e busca novos mercados
Agro debate o tarifaço dos EUA e alternativas para exportação brasileira

Evento mostrou esperança em relação a conversas entre autoridades do Brasil e dos Estados Unidos e a possibilidade de ampliação dos produtos isentos
Um momento de expectativa para as cadeias produtivas que ainda estão sob a ameaça de tarifas de 50% para exportar aos Estados Unidos. Assim as lideranças que participaram do painel “O Impacto do Tarifaço Americano no Agro”, na Casa LIDE, definiram a situação dos produtores nacionais. As conversas entre os governos brasileiro e norte-americano podem ampliar a lista de itens que ficarão fora do tarifaço, como aconteceu com o suco de laranja.
Independente das conversas, todos foram enfáticos sobre a necessidade de buscar sempre novos mercados. O acordo com a União Europeia, que pode ser assinado ainda em 2025, assim como novas parcerias com o Vietnã, o Japão e a Turquia, por exemplo, são vitais para o setor agropecuário, por oferecer caminhos para o escoamento da produção. Vale lembrar que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem armazenamento para apenas 69% de sua produção agrícola, havendo a necessidade de embarque imediato de muitos produtos, para evitar perdas.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Carne Bovina (Abiec), Roberto Perosa, falou dos desafios de se buscar novos destinos para a produção. Para ele, o tarifaço fez com que inviabilizasse a venda de grande parte da produção de carne para os Estados Unidos, direcionada para mercados da Ásia, mas com rentabilidade menor. Já Sarita Rodas, CEO do Grupo Junqueira Rodas, produtora de laranja, disse que a logística para a fruta é mais complexa, uma vez que o suco vai congelado. E a quebra dos laranjais americanos contribuíram para que o suco de laranja fosse excluído já da primeira lista.
“Representamos 2,2 milhões de empregos. O café brasileiro é predominantemente de pequena propriedade, 78% de todos os cafeicultores acessam o Pronaf, então veja o impacto social. Olhando as estatísticas a gente percebe que houve realocação de mercados. Os Estados Unidos representam historicamente 16% de todas as nossas compras, são US$ 2 bilhões. Em 2024 exportamos US$12,95 bilhões e de janeiro a setembro desse ano já contabilizamos US$ 11 bilhões, ou seja, tínhamos a oportunidade de dobrar as nossas exportações antes do anúncio do tarifaço”, explicou Marcos Matos, diretor do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), que espera a retirada do café da lista de produtos com tarifa extra de 50%.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em São Paulo (Senar-SP), Mario Biral, reforçou a importância da busca por novos mercados e a necessidade de preparar os profissionais rurais para os desafios que virão, como a maior produção num mesmo espaço. Ele reiterou o trabalho desenvolvido por entidades de pesquisa e de capacitação de mão de obra, unindo a teoria às melhores práticas.
“A capacitação dos profissionais é essencial para que tenhamos um setor agropecuário cada vez mais alinhado com as normas internacionais, prioridade para novos mercados. O Senar tem trabalhado para preparar nossos trabalhadores para os desafios que surgirão, com a diversificação de mercados. A educação será um fator primordial na construção de alternativas para o agro brasileiro”, disse Biral.
Participaram do evento ainda o empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória; Francisco Maturro, ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo em 2022 e da rede LIDE Agronegócio; César de Sousa, sócio da Caramuru Alimentos; Fábio Fernandes, Head Global da Unidade do LIDE; Silvia Coutinho, Head do LIDE Mulher; Aurélio Rocha, presidente do LIDE Mato Grosso do Sul; Diva Cordeiro, presidente do LIDE Tocantins; Victor Bermudez, presidente executivo do LIDE Ribeirão Preto; e Rodrigo Vilaça, Head do LIDE Transporte.