CI

Chuva desigual, ventos fortes e queda da temperatura no Noroeste Paulista

Foi assim em Itapura q registrou 25,9 mm de chuva trazendo alívio às pastagens e cana e também às áreas irrigadas expressivas na região.


Alguns municípios do Noroeste Paulista permanecem com um período de até 22 dias sem chuvas, enquanto outros registraram mais que 10 mm de chuva, o que na agricultura é caracterizado com dia de chuva.

Foi assim em Itapura q registrou 25,9 mm de chuva trazendo alívio às pastagens e cana e também às áreas irrigadas expressivas na região. Mesmo com a segurança da água proporcionadas pelos pivôs centrais, os custos de produção aumentam quando eles são utilizados em alta intensidade para repor a água perdida pelo processo de evapotranspiração - que é a perda de água para atmosfera pela evaporação do solo e transpiração das plantas - e para a máxima produtividade deve ser reposta pelas chuvas ou pelos sistemas de irrigação.

O monitoramento climático da região Noroeste Paulista é feira pela UNESP através da Área de Hidráulica e Irrigação que mantém em operação 9 estações que disponibiliza todas as variáveis climáticas com atualização a cada 5 minutos no Canal CLIMA da UNESP a partir de http://clima.feis.unesp.br. Uma consulta ao Canal CLIMA mostra que a evapotranspiração na região Noroeste Paulista variou agora em abril em média entre 2,9 mm/dia em Populina e 3,5 mm/dia em Pereira Barreto - Estação Santa Adélia, o que resulta na transferência para a atmosfera entre 82 mm e 99 mm no mês, enquanto que as chuvas totalizaram entre 115 mm e 62 mm. Já Paranapuã, foi p município onde mais choveu este mês, acumulando 127 mm, e em Ilha Solteira, sede do monitoramento feito pela UNESP, onde menos choveu, com apenas 45 mm até ontem e hoje entre 1 e 2 horas da manhã, registrou 9,7 mm. 
Irregularidade das chuvas, volume, intensidade e uso de sistemas de irrigação

A irregularidade das chuvas, é destacada pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da  Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  que informa que "devemos sempre ter atenção para a escala que estamos analisando, pois, enquanto a evapotranspiração tem uma menor dispersão dentro de uma mesma região, a frequência de ocorrência das chuvas convectivas tem aumentada, o que significa que a dispersão na intensidade, no volume e no espaço de tempo que as chuvas ocorrem, tem sido grande". 

O  Professor Fernando Tangerino destaca também "que é preciso ter a compreensão sobre volume e intensidade das chuvas, Enquanto que o volume de chuvas é medido em milímetros e serve para o armazenamento de água no solo, em represas e também o lençol freático e garantir a segurança hídrica, a intensidade de chuva, medida em mm/hora, é importante para o planejamento de estruturas de contenção e condução de água, como por exemplo curvas de nível, terraços no campo, ou ainda, nas cidades, o dimensionamento de bueiros, galerias pluviais, canais ou tubulações de escoamento de água. Ontem  em Itapura onde maior volume de chuvas foi registrado, as chuvas foram intensas devido à um período curto em que aconteceu, enquanto nos demais municípios, o volume de chuva registrado ficou abaixo dos 10 mm. Um planejamento inadequado de estruturas de captação, condução e armazenamento de água, pode resultar em grandes transtornos à sociedade. No campo, a sustenbilidade do negócio de produzir alimentos é feita pelos investimentos em sistemas de irrigação".

Ventos fortes e queda da temperatura

Ainda de acordo com o Canal CLIMA da UNESP ventos fortes foram registrados na região Noroeste Paulista ontem. A maior intensidade, 46,1 km/hora foi registrado na Estação Santa Adélia às 15:56 h e também em Pereira Barreto, mas na Estação Bonança, às margens do Rio Tietê, às 13:08 h, ventos de noroeste chegaram à 4,4 km/h. 
Sud Mennucci, também às margens do Rio Tietê, registrou ventos de até 34,5 km/h também de Noroeste, às 13:16 horas.

Com maior volume de chuvas na região, Itapura registrou ontem 17,5 km/hora com ventos também de noroeste e é o município que registrou a menor queda da temperatura na região. Na manhã de hoje teve 15,5ºC e a em toda região a temperatura mínima sofreu queda. A temperatura mínima nesta manhã de segunda-feira variou entre 15,5ºC em Itapura e 20,7ºC em Ilha Solteira. Marinópolis, um pouco mais ao centro da região Noroeste Paulista registrou ontem as 16:47 h ventos de sudoeste de até 32,6 km/h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.