Chuvas intensas e frio atingem o Brasil no fim de semana
Frentes frias causam chuvas e queda de temperaturas em todas as regiões do Brasil
Foto: Divulgação
A formação de duas frentes frias deve provocar chuva em todas as regiões do Brasil ao longo do fim de semana, segundo informou o Meteored. A expectativa é de instabilidade generalizada, acompanhada da chegada de uma massa de ar frio que derrubará as temperaturas no Centro-Sul.
O Meteored destacou que “pancadas de chuva serão registradas em praticamente todo o país”. No Nordeste, Salvador já enfrenta consequências das tempestades desde quinta-feira (20), com registros de “alagamentos, desabamentos, deslizamentos de terra e destelhamentos”. A previsão indica continuidade da instabilidade na Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí entre sexta-feira (21) e domingo (23), com volumes que podem superar 250 milímetros.
A mesma faixa de instabilidade deve provocar acumulados elevados no Tocantins, onde a precipitação pode atingir 150 milímetros. No restante da região Norte, a atmosfera seguirá instável, formando pancadas de chuva entre a tarde e a noite em todos os estados.
No Sul, o avanço de uma nova frente fria ocasionará chuva em todo o território, atingindo o Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira (21) e avançando para Santa Catarina e Paraná ao longo do fim de semana. No território gaúcho, os acumulados previstos são baixos, com possibilidade apenas de precipitação fraca. Em Santa Catarina e no Paraná, os volumes podem chegar a 50 milímetros, com potencial para pequenos alagamentos.
O sistema também deve organizar ventos e umidade no Sudeste e no Centro-Oeste, favorecendo pancadas moderadas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente no período da tarde e da noite.
Com a chegada da frente fria, uma massa de ar frio avançará pela região Sul e alcançará Mato Grosso do Sul e São Paulo nos próximos dias. No Sul, as mínimas devem variar entre 10°C e 15°C, podendo chegar a 7°C nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já São Paulo e Mato Grosso do Sul terão queda mais amena, com temperaturas acima de 15°C durante o sábado (22) e o domingo (23).