CI

Festa da Uva amplia leque de expositores com inclusão de novas frutas e hortaliças

A mudança visa aumentar consideravelmente o número de expositores


A tradicional exposição e premiação de uvas que ocorrem na Festa da Uva de Jundiaí vai contar com outros tipos de frutas da época e também com hortaliças diversas na 35ª edição, que será realizada de 18 de janeiro a 27 de fevereiro do próximo ano. A mudança visa aumentar consideravelmente o número de expositores, que teve redução nas últimas edições, e foi anunciada nesta sexta-feira (02) durante encontro com produtores da cidade no bairro Bom Jardim.

Apesar da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) ter ampliado o número de categorias na exposição do evento, o gestor da pasta, Eduardo Alvarez, afirma que a uva vai continuar sendo a categoria de maior prestígio, na qual os expositores concorrem ao prêmio principal. Concorrem ao prêmio as uvas Niágaras rosadas, brancas e mistas. “Vamos contar também com as frutas da época, como goiaba, maça, pera e pêssego”, anuncia o gestor.

Alvarez destaca a participação dos produtores no regulamento da exposição. Nesta sexta-feira (02), ocorreu a segunda reunião com agricultores da cidade para definir os últimos detalhes do concurso, na propriedade do produtor de uva, Almir Michelim, 55 anos, que já ganhou diversos prêmios na festa.

Para Michelim, as mudanças vão melhorar o evento e valorizar ainda mais a fruticultura do município. “A mudança é boa, pois vai atrair mais agricultores para a festa e mostrar como a agricultura de Jundiaí é diversificada”, destaca o tradicional agricultor do bairro Bom Jardim, que conta com uma produção aproximada de 70 toneladas por ano de uva Niágara.

Segundo o jovem produtor de uva do bairro Traviú, Anderson Alceu Tomazetto, 33 anos, este tipo de encontro realizado nesta sexta-feira (02) é importante para incentivar os produtores a se planejarem para podar as parreiras para o evento, pois nem todos contam com uvas entre janeiro e fevereiro. “Estamos nos organizando para deixar uma poda para a exposição”, informa Tomazetto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.