Sul: ciclone causa tempestades severas e chuvas no feriado
As tempestades têm potencial para serem muito intensas também no Oeste do Paraná

Há risco de tempestades, com formação de granizo em amplas áreas, rajadas intensas de vento, muitas descargas elétricas e chuva forte. A formação de um ciclone entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul no próximo domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, e o avanço de sua frente fria sobre o Brasil irão deixar um rastro de tempestades severas no centro-sul do país.
Uma enorme quantidade de vapor d'água será transportada em direção ao ciclone através do jato de baixos níveis, a leste dos Andes. Este rio atmosférico desempenha papel essencial na severidade das tempestades, uma vez que a injeção de calor e umidade aumenta a instabilidade da atmosfera.
No domingo (12), tempestades violentas devem ocorrer entre as regiões Sul Centro-Oeste, enquanto na segunda-feira (13) as tempestades tomam conta do centro-norte do país, incluindo o Sudeste. Confira os detalhes e as áreas em risco.
A rodada atualizada do modelo ECMWF, de confiança da Meteored, está antecipando a formação do ciclone para o começo da madrugada de domingo (12).
Nestas regiões há maior potencial para tempestades muito intensas, com alta densidade de raios, risco elevado de granizo, rajadas intensas de vento e chuvas fortes.
Tempestades noturnas elevam os riscos à população, uma vez que a maioria das pessoas está dormindo neste período, diminuindo a percepção de perigo e aumentando o tempo de tomada de decisão.
A linha de tempestades irá avançar rapidamente de oeste para leste ao longo do domingo (12), alcançando os seguintes estados durante o feriado:
As tempestades têm potencial para serem muito intensas também no Oeste do Paraná e toda a faixa oeste do Mato Grosso do Sul, entre a tarde e a noite do domingo (12).
Tempestades também estão previstas para a região Norte, Nordeste e centro do país, relacionadas à entrada de umidade do Oceano Atlântico tropical em um ambiente muito aquecido.
Entre a madrugada e o amanhecer da segunda-feira (13) a linha de tempestades associada com o avanço do sistema frontal irá afetar uma faixa entre Cáceres (MT), Campo Grande (MS), norte do Paraná até o estado de São Paulo. As tempestades têm maior potencial para serem intensas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.
Entre a tarde e a noite a chuva se espalha num corredor de umidade que conecta a região Norte à região Sudeste, e ainda há risco de tempestades em todas as regiões do Brasil. As tempestades serão menos intensas que no domingo (12), mas ainda há potencial para causar danos principalmente nas seguintes áreas:
Apesar do risco relacionado às tempestades, a chuva representará um alívio para os níveis críticos de baixa umidade relativa do ar no Brasil Central registrados ao longo das últimas semanas - e provavelmente o início da estação chuvosa.