Frente fria provoca chuvas e mudanças no clima pelo Brasil
Instabilidade atinge Sudeste e Centro-Oeste
Foto: Freepik
A frente fria associada a um ciclone extratropical continua avançando pelo Brasil nesta sexta-feira (10) e deve provocar mudanças nas condições do tempo em diversas regiões do país, com ocorrência de chuvas e tempestades pontuais. As informações foram divulgadas pelo serviço de meteorologia Meteored.
Segundo a Meteored, o ciclone extratropical formado no início da semana segue se afastando da costa sul da América do Sul, mas a influência do sistema ainda é observada no continente devido à presença da frente fria associada, que continua provocando instabilidades atmosféricas.
De acordo com a análise meteorológica, o sistema frontal já provocou chuvas nas regiões Sul do Brasil e Sudeste do Brasil nos últimos dias, com registros de volumes elevados em diferentes municípios. Na tarde de quarta-feira (8), foram registrados transtornos em Uberlândia, enquanto em Belo Horizonte houve ocorrência de queda de granizo.
Para esta sexta-feira (10), a Meteored informa que o sistema deve continuar avançando pelo país, provocando alterações nas condições do tempo em diversas cidades.
Logo nas primeiras horas do dia, a previsão aponta mudanças no tempo em áreas das regiões Sudeste e Nordeste, com avanço da frente fria para latitudes mais baixas. Segundo a Meteored, o céu tende a permanecer encoberto em diversas cidades, com previsão de pancadas de chuva no Espírito Santo, no norte de Minas Gerais e no sudoeste da Bahia.
A circulação atmosférica também deve manter maior cobertura de nuvens nas primeiras horas do dia na faixa leste entre Santa Catarina e Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, a presença de nuvens deve ser predominante nas primeiras horas da manhã, com abertura gradual de sol após a primeira metade do período.
Durante a tarde, a frente fria deve provocar chuvas em áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na Região Sul, o avanço do ar frio ocorre na retaguarda do sistema frontal, embora pancadas de chuva fraca possam ocorrer no litoral de Santa Catarina e do Paraná devido à entrada de umidade do oceano.
No Sudeste, a Meteored indica maior probabilidade de chuvas intensas com trovoadas no Espírito Santo e em Minas Gerais durante a tarde desta sexta-feira (10), principalmente nas regiões do Vale do Rio Doce e do Alto Paranaíba. Já o norte e o sul de Minas Gerais, além do Vale do Paraíba, em São Paulo, podem registrar chuvas de intensidade moderada.
A frente fria também deve influenciar áreas do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso e Goiás, além do Tocantins, na Região Norte. De acordo com a Meteored, “a presença de umidade, associada às temperaturas mais elevadas, fornece energia para a formação de nuvens carregadas”, o que favorece a ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados ao longo da tarde.
O sistema frontal também deve alcançar o sul do Nordeste, com avanço sobre áreas da Bahia. Segundo a Meteored, a mudança nas condições do tempo ocorre principalmente no extremo sul e no oeste do estado, regiões que vinham registrando temperaturas elevadas e chuvas irregulares.
Ainda de acordo com a previsão, a sexta-feira (10) começa com céu parcialmente nublado e temperaturas um pouco mais baixas nessas áreas. Ao longo da tarde, no entanto, as chuvas tendem a se espalhar. A Meteored informa que “os modelos de previsão indicam chuvas ocorrendo de forma pontual e com intensidade moderada”, embora não esteja descartada a ocorrência de precipitações intensas em áreas do oeste da Bahia.