Paraná estabiliza plantio de soja e milho após semanas de chuva
Soja e milho avançam com clima mais firme
Foto: Canva
O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, aponta melhora nas condições climáticas no Paraná. Segundo os analistas, houve elevação das temperaturas, presença mais frequente de sol e redução das chuvas, o que cria um cenário “mais próximo do ideal para o desenvolvimento das lavouras tanto de soja como milho”.
A primeira safra de milho 2025/26 já está totalmente implantada. Ao todo, foram plantados 339,8 mil hectares, volume 21% superior ao ciclo anterior. Do total, 93% das áreas apresentam condição considerada boa, 6% estão em situação mediana e 1% foram avaliadas como ruins.
Para a soja, o boletim informa que 97% da área prevista já foi semeada. Até o momento, 5,58 milhões de hectares foram implantados, de um total estimado em 5,77 milhões. Entre as áreas já plantadas, 92% estão em condição boa, 7% apresentam condição mediana e 1% são classificadas como ruins.
De acordo com o Deral, o avanço das operações de plantio e o desempenho inicial das lavouras refletem diretamente na estabilização do calendário agrícola após semanas de instabilidade climática.