Novas variedades de cana são apresentadas em São Paulo
IAC divulga duas novas canas para o Centro-Sul
Foto: Canva
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo informou que o Instituto Agronômico (IAC-Apta) apresentou duas novas variedades de cana-de-açúcar — IAC07-2361 e IACCTC09-6166 — destinadas ao Centro-Sul do país. Segundo o órgão, as variedades “ampliam as opções de diversificação varietal e contribuem para a competitividade da canavicultura paulista e brasileira”. A divulgação integrrou a 23ª liberação do Programa Cana IAC e ocorreu em Ribeirão Preto, no dia 25 de novembro, durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico IAC.
De acordo com o IAC, a variedade IAC07-2361 “garante qualidade da matéria-prima entregue à indústria” e apresenta adaptação ao cultivo mecanizado em plantio e colheita. O instituto informou que o material “mantém população de colmos ao longo dos cortes, apresenta produtividade elevada, rusticidade e florescimento raro”, além de porte semiereto e resistência ao acamamento.
A instituição destacou que a variedade IACCTC09-6166 possui “Período de Utilização Industrial longo”, favorecendo produtividade e qualidade da matéria-prima. Segundo o IAC, o material demonstra adaptação ao cultivo mecanizado, “mantém população uniforme de colmos ao longo dos cortes” e apresenta produtividade elevada e adaptabilidade para diferentes ambientes. Também possui porte semiereto e resistência ao acamamento.
O Instituto Agronômico afirmou que resultados de ciclos sucessivos de cultivo demonstraram “desempenho agronômico consistente, estabilidade produtiva e adaptabilidade”, fundamentos que, segundo o órgão, sustentam a recomendação técnica das variedades IAC07-2361 e IACCTC09-6166.