CI

Norte e Nordeste terão chuvas intensas, diz INMET

No Norte do país, os maiores acumulados são esperados no Amazonas


Foto: Pixabay

O Brasil deve enfrentar uma semana de chuva volumosa em diferentes regiões, especialmente no Norte, Nordeste e em trechos do litoral do Sul e do Sudeste. Segundo dados divulgados pelo Inmet, a previsão de chuva acumulada entre os dias 30 de março e 6 de abril de 2026 mostra áreas com volumes acima de 80 milímetros e acumulados que podem superar 150 milímetros em pontos isolados.

No Norte do país, os maiores acumulados são esperados no Amazonas, no oeste de Roraima, no noroeste e centro-leste do Pará e no norte do Tocantins. Segundo dados divulgados pelo Inmet, nessas áreas a chuva pode ultrapassar 80 milímetros ao longo da semana, com maior persistência prevista para Roraima e o oeste amazonense. Nas demais áreas da região, a tendência é de pancadas mais fracas e isoladas.

No Nordeste, a previsão também indica chuva mais expressiva no centro-norte do Maranhão, no Piauí e no sul do Ceará. Nesses pontos, os volumes devem ficar em torno de 80 milímetros, com possibilidade de alcançar 150 milímetros em locais isolados. Já no sul da Bahia e em parte do Maranhão, os acumulados previstos variam entre 50 e 80 milímetros.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Ainda no Nordeste, a faixa litorânea, o noroeste baiano, o leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco devem registrar volumes entre 20 e 50 milímetros. Nas demais áreas da região, a previsão aponta chuva fraca, sem grandes acumulados no período.

No Centro-Oeste, a chuva deve se concentrar principalmente no norte de Mato Grosso, onde os volumes podem chegar a 70 milímetros, com pontos acima de 80 milímetros. No centro-sul mato-grossense, no noroeste de Goiás e no Distrito Federal, os acumulados previstos variam entre 20 e 40 milímetros. Já no restante da região, a chuva tende a ocorrer de forma irregular, com baixos volumes.

No Sudeste, a semana será marcada por chuva persistente no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral sul do Rio de Janeiro, com acumulados acima de 50 milímetros e pontos que podem atingir 80 milímetros. Em áreas do Espírito Santo, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, leste de Minas Gerais e centro de São Paulo, a previsão indica volumes entre 20 e 50 milímetros. Nas demais áreas, os acumulados não devem passar de 10 milímetros.

Na Região Sul, os maiores volumes são esperados na faixa litorânea do Paraná e em pontos do litoral de Santa Catarina, onde a chuva pode superar 50 milímetros e alcançar 80 milímetros ao longo da semana. No centro-sul paranaense e no norte catarinense, os acumulados devem variar entre 20 e 50 milímetros. No restante da região, a tendência é de pouca chuva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7