CI

Redução na produção de uva preocupam produtores

A temporada de colheita de uvas está chegando ao fim com uma nota decepcionante


Foto: Divulgação

Na região administrativa de Erechim, a temporada de colheita de uvas está chegando ao fim com uma nota decepcionante. Segundo o recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, os resultados não atenderam às expectativas iniciais, com a fruta colhida apresentando uma qualidade muito inferior à esperada para esta safra. A média de produtividade registrou 8 toneladas por hectare, uma cifra abaixo do desejado pelos produtores. Para o próximo ciclo, há previsão de aumento de área de plantio em cerca de 5 hectares, totalizando 328 hectares dedicados ao cultivo da uva.

Na região de Soledade, o encerramento da colheita das variedades viníferas em Encruzilhada do Sul revelou uma realidade preocupante. Estima-se uma redução significativa na produção em comparação ao ano anterior, calculada em torno de 30%. Em Ibarama, as perdas foram atribuídas às condições climáticas desfavoráveis, caracterizadas por temperaturas baixas e excesso de precipitação desde a fase de floração, o que dificultou severamente o controle de doenças nas plantações.

As uvas finas, como as variedades Itália e Rubi, estão atualmente em processo de colheita, enquanto os preços oscilam entre R$ 10,00 e R$ 12,00 por quilo, refletindo o desafio enfrentado pelos produtores diante das condições adversas deste ciclo de cultivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.