95% dos brasileiros percebem alta nos preços no supermercado
Apesar da inflação de 5,35% nos últimos 12 meses, alguns hábitos de consumo seguem

A maioria dos brasileiros percebeu aumento nos preços nos últimos 12 meses, e mais da metade espera que a tendência continue. A pesquisa “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, aponta que 95% dos consumidores notaram elevação nos valores e 55% acreditam em novas altas.
O levantamento mostra que 82% dos entrevistados substituíram produtos por versões mais baratas, principalmente em produtos de limpeza (68,9%), higiene pessoal (57,1%) e alimentos e bebidas (53,8%). Entre os motivos estão a busca por economia, dificuldade em encontrar marcas preferidas e relutância em pagar valores acima do usual. No primeiro semestre de 2025, itens como café e ovos tiveram altas médias de 42,2% e 8,2%, respectivamente.
Apesar da inflação de 5,35% nos últimos 12 meses, alguns hábitos de consumo permanecem. A pesquisa indica que 73% dos consumidores mantêm “pequenos prazeres”, como comer fora (45%), comprar chocolates e doces (45%) ou pedir delivery (32%). Além disso, 51,3% continuam consumindo em datas especiais, mesmo reduzindo gastos, enquanto 24% não alteraram seus hábitos nessas ocasiões.
“O estudo mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais atento e disposto a adaptar seus hábitos de compra diante da inflação e da repriorização de gastos. Para a indústria e o varejo, entender esse movimento é essencial: quem conseguir traduzir esses sinais em estratégias inteligentes terá condições de se conectar melhor com o shopper, oferecer alternativas acessíveis e fortalecer a relação de confiança", acredita Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Marketing e Performance na Neogrid.