CI

Plano Safra reforça segurança alimentar no Pará

Pará recebe ações do Plano Safra 2025/26 em Belém


Foto: Divulgação

O fortalecimento da agricultura familiar no Pará ganhou novo impulso nesta terça-feira (23), em Belém, com a realização de ações do Plano Safra 2025/2026. Durante a solenidade, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou medidas que “vão desde o apoio direto às cozinhas solidárias até a formalização de termos que ampliam a participação de cooperativas e associações no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

A superintendente regional da Conab no Pará, Rosanna de Angelis Vallinoto Costa, participou do evento, que marcou um passo para aproximar a produção dos agricultores familiares das demandas sociais. Entre as ações, ocorreu a entrega simbólica de duas toneladas de gêneros alimentícios destinados a cinco cozinhas solidárias: Mãos de Mulheres e Pão Partilhado (Ananindeua), Mulheres das Flores e Resistência (Belém) e Mãos Solidárias (Igarapé-Açu). Segundo a Conab, “essas iniciativas contribuem para a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade”.

O evento também incluiu a assinatura de quatro Termos de Participação da Agricultura Familiar (TPAFs) referentes ao PAA 2025, instrumento que “assegura espaço para entidades da agricultura familiar na venda direta ao poder público”. Além disso, foi autorizada a entrega de sementes no âmbito do programa, medida que, de acordo com a Conab, “garante melhores condições de plantio e incentiva a produção sustentável no campo”.

As ações, segundo a companhia, reforçam o compromisso do Governo Federal “em integrar a agricultura familiar, a pesca e a aquicultura às políticas de desenvolvimento rural sustentável, com reflexos positivos para o abastecimento alimentar e a geração de renda no estado”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.