CI

Surge uma nova praga na cultura da mamona

Surge uma nova praga na cultura da mamona

A área plantada com a cultura da mamona (Ricinus comunis L.) vem crescendo com a importância dos óleos de origem vegetal que podem servir de combustível, em substituição aos derivados de petróleo (biocombustível). Tida como planta rústica, resistente a doenças e pragas, a mamoneira, nos últimos anos, vem mostrando um número crescente de artrópodes a ela associados, cujo aumento continuado de população podem vir a causar danos econômicos à produção. Nos trabalhos de introdução de cultivares, para seleção de materiais adaptados às condições do Estado do Piauí, fez-se inspeções periódicas com o objetivo de identificar insetos associados à mamoneira.

Nas inspeções ocorridas em 2004, constatou-se em áreas experimentais com a cultura da mamona na Embrapa Meio-Norte em Teresina, Piauí, a ocorrência de um inseto alimentando-se de folhas das plantas tornando-as rendilhadas e posteriormente secas, com o aumento dos danos
 
 
Coletados para análises, exemplares foram alfinetados, etiquetados e remetidos à especialista para identificação.
 
O inseto foi identificado como Diphaulaca sp. (Coleoptera; Chrysomelidae, Alticinae). O adulto é um besouro que mede cerca de 5 mm de comprimento; élitros azulados, sendo a cabeça e o pronoto amarelados (Figura 2). Espécie deste gênero já foi relatada atacando folhas de mamoneira no Rio de Janeiro. A espécie D. volkameriae (Fabricius) foi observada atacando folhas de fava e feijão comum em Minas Gerais e São Paulo e coletada em armadilha luminosa em plantações de eucalipto em Minas Gerais. Suas larvas são mencionadas atacando raízes de soja e feijão comum.

Este é o primeiro registro da ocorrência do gênero Diphaulaca no estado do Piauí e atacando a mamoneira.
 
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7