CI

Combinação de bipesticidas contra lagarta-do-cartucho

No entanto, os efeitos variaram dependendo das doses aplicadas


No entanto, os biopesticidas também enfrentam desafios No entanto, os biopesticidas também enfrentam desafios - Foto: Divulgação

A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (FAW), é uma praga agrícola cosmopolita que recentemente tem se estabelecido na África Subsaariana e no Sudeste Asiático, além de outros lugares do mundo onde já era comum, representando uma ameaça significativa para a produção de alimentos. Atualmente, o controle da lagarta-do-cartucho depende quase inteiramente de pesticidas sintéticos, mas os biopesticidas surgem como uma alternativa mais sustentável.

No entanto, os biopesticidas também enfrentam desafios. Por exemplo, o piretro, um inseticida botânico eficaz com baixa toxicidade para mamíferos, é altamente sensível aos raios UV, perdendo sua eficácia rapidamente no campo. Enquanto isso, o Beauveria bassiana, um fungo entomopatogênico, é mais persistente, mas leva vários dias para causar mortalidade nos insetos e fornecer controle efetivo.

Uma pesquisa recente abordou essas questões avaliando a eficácia do piretro e do B. bassiana como tratamentos individuais e em combinação contra a lagarta do cartucho de 3º ínstar. Os resultados revelaram que a combinação desses biopesticidas pode mitigar suas limitações individuais. No entanto, os efeitos variaram dependendo das doses aplicadas.

Foram testadas quatro combinações diferentes dos dois biopesticidas. Em concentrações mais baixas de B. bassiana e piretro, houve uma relação antagônica, enquanto em outras concentrações, foi observado um efeito aditivo. Além disso, houve atraso na eficácia de B. bassiana quando combinado com piretro, assim como inibição geral do crescimento.

Esses resultados indicam que a combinação de biopesticidas não é universalmente benéfica ou prejudicial, mas depende das doses aplicadas. No entanto, a observação de efeitos aditivos em concentrações específicas sugere que a combinação de biopesticidas pode superar os desafios de persistência dos pesticidas botânicos e o lento estabelecimento de fungos entomopatogênicos, com potencial para melhorar a eficácia dos biopesticidas para o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.