CI

Solução promete eficiência contra praga do milho

"O que apresentamos ao mercado é uma perspectiva técnica inovadora"


Produto atua em todas as etapas do desenvolvimento Produto atua em todas as etapas do desenvolvimento - Foto: Arquivo

Em um evento online recente, foi oficializado o lançamento do inseticida Fiera no Brasil, marcando uma revolução no controle da cigarrinha-do-milho, praga persistente que assola as plantações de milho safra após safra. Desenvolvido pela Sipcam Nichino, o Fiera promete trazer "um novo olhar" para enfrentar esse desafio, reunindo cerca de 1,3 mil profissionais do setor de agroquímicos, lideranças da empresa e sete especialistas palestrantes.

A jornada do Fiera teve início em 2015, quando os primeiros registros da cigarrinha-do-milho foram detectados na fronteira agrícola do milho. Desde então, foram conduzidos aproximadamente 80 estudos em campo, envolvendo 24 consultorias e institutos de pesquisa, até a obtenção do registro para o inseticida no início deste ano.

Em uma das apresentações do evento técnico, a pesquisadora Regiane Oliveira, pós-doutora em entomologia da Unesp de Botucatu, destacou uma característica singular do Fiera: seu controle eficaz sobre a fase 'ninfa' da cigarrinha. Segundo Regiane, o produto atua não apenas nas ninfas, mas também nos ovos, na fecundidade e na fertilidade das fêmeas da praga.

Diferentemente das abordagens anteriores, que se concentravam predominantemente na fase adulta da cigarrinha-do-milho, Sergio Camargo, engenheiro agrônomo e consultor da Sipcam Nichino, enfatizou a importância de um novo enfoque. "O que apresentamos ao mercado é uma perspectiva técnica inovadora, visando o controle de todas as fases jovens da praga e reconhecendo a influência crucial das ninfas na disseminação da doença."

Além de Camargo e Regiane, o evento contou com a contribuição do gerente de pesquisas da companhia, Eric Ono, do consultor Paulo Garollo, membro da Crop Life Brasil, e dos agrônomos José de Freitas e Carulina Oliveira, responsáveis pelas áreas de desenvolvimento de mercado e marketing da Sipcam Nichino, respectivamente.

O lançamento do Fiera representa uma virada significativa no cenário de agroquímicos no Brasil, oferecendo aos agricultores uma ferramenta inovadora e abrangente para o controle da cigarrinha-do-milho. Uma promissora contribuição para a sustentabilidade e eficiência na produção de milho, consolidando-se como um aliado crucial para enfrentar os desafios agrícolas contemporâneos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.