O conteúdo solicitado não foi encontrado

Mariposa oriental

Grafolita (Grapholita molesta)

Culturas Afetadas: Ameixa, Maçã, Marmelo, Nectarina, Nêspera, Pera, Pêssego, Todas, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

Sinônimos: Cydia molesta e Laspeyresia molesta

Trata-se de uma praga comumente encontrada nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O adulto é um microlepidóptero de coloração cinza e distintas manchas escuras nas asas anteriores. É um inseto crespucular com atividades de migração, alimentação, acasalamento e postura no horário das 17 às 22 horas.

Tem ocorrência nas culturas de ameixa, damasco, maçã, marmelo, nêspera, pêra e pêssego. Possui especial importância econômica e maior preferência pela cultura do pêssego.

Danos: Os prejuízos são causados pelas lagartas, que atacam os ponteiros, ramos e frutos. As lagartas procuram os tecidos mais tenros para penetrar, iniciando, nessa fase, a construção de galerias no interior dos ramos, provocando seu murchamento e, conseqüente, secamento. Os danos tornam os frutos impróprios para a comercialização.

Controle: Fazer a colheita dos frutos atacados e queimá-los.

Para o controle químico, deve-se fazer o monitoramento populacional dos insetos, através do uso de armadilha contendo feromônio sexual sintético da fêmea. O controle deve ser executado quando o nível de controle de dano econômico seja atingido, com captura de 30 mariposas por armadilha por semana. Realizar pulverizações com inseticidas específicos recomendados para as culturas.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 56