Percevejo verde pequeno da soja ou (Piezodorus guildinii)

Percevejo verde pequeno da soja

(Piezodorus guildinii)

Culturas Afetadas: Girassol, Soja

A presença desta espécie de percevejo na cultura da soja está diretamente relacionada à presença das vagens nas plantas, cujo período entre o começo da frutificação e o ponto de acúmulo máximo de matéria seca no grão é o de maior sensibilidade da cultura ao ataque desses insetos sugadores. Recentemente, surgiu como uma nova praga na lavoura algodoeira.

Danos: O impacto da alimentação destes percevejos pode causar perdas significativas no rendimento, na qualidade e no potencial germinativo da soja. São, também, responsáveis por reduções no teor de óleo, aumento na percentagem de proteínas e ácidos graxos livres nas sementes, e pela transmissão de patógenos e de distúrbios fisiológicos, como a retenção foliar que, normalmente, estão associados à atividade alimentar desses pentatomídeos

Controle: O controle desses insetos deve ser feito utilizando-se produtos em pulverização, escolhendo-se aqueles mais seletivos aos inimigos naturais e menos tóxicos ao homem. Utilizar produtos de carência curta, principalmente se a produção for destinada ao consumo verde.

 

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 47