CI

Missão técnica da Europa encerrou ontem avaliação em alimentos de origem animal


A missão técnica da União Européia encerrou hoje (10/07) a visita de avaliação do sistema brasileiro de controle de resíduos e contaminantes em alimentos de origem animal, destinados ao mercado europeu. Composta por três técnicos do Food and Veterinary Office (Escritório Alimentar e Veterinário) da Comissão Européia, a missão visitou laboratórios oficiais e privados, abatedouros de aves e bovinos, fábricas de ração animal, estabelecimentos que comercializam insumos, além de fazendas e granjas em seis estados brasileiros (RS, SC, PR , SP, RJ e GO).

Após reunirem-se com técnicos dos departamentos de Inspeção de Produtos de Origem Animal, de Defesa Animal e de Fomento e Fiscalização de Produção Animal, os três veterinários foram recebidos pelo secretário-executivo do MAPA, Amauri Dimarzio. A missão, que retorna amanhã para a Europa, encaminhará à Secretaria de Defesa Agropecuária - num prazo de 20 dias úteis - o relatório preliminar da visita, que será avaliado e respondido pelos técnicos do MAPA, em 25 dias úteis. O relatório final será formalizado 20 dias após o recebimento da resposta brasileira.

A visita, que se iniciou no dia 30 de junho, foi a primeira realizada este ano por técnicos da União Européia com o objetivo específico de avaliar o sistema brasileiro de controle de resíduos em produtos de origem animal, como antimicrobianos, hormônios e metais pesados. Como o Brasil, desde fevereiro último, vem desenvolvendo um programa de monitoramento de metabólitos de nitrofuranos em carnes de aves, está pleiteando a revogação da decisão da União Européia que estabelece a obrigatoriedade de análise de 100% dos carregamentos de aves exportados pelo Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.