CI

Indústrias chinesas rotulam produtos



Unilever, National Foods, Grupo Danone e outras 29 companhias do setor de alimentos anunciaram que alguns de seus produtos vendidos na China estarão isentos de ingredientes geneticamente modificados. As empresas estão apostando que os consumidores daquele país preferem alimentos sem transgênicos, segundo informou o grupo ambientalista Greenpeace em um documento divulgado na China.

As marcas que não incluirão ingredientes geneticamente modificados na China são, entre outras, os produtos da marca Lipton da Unilever, o Vitasoy da National Foods, molhos de soja Amoy da Danone, e temperos vendidos por alguns produtores locais, esclarece o documento.

Direito de escolha

"O governo chinês está encarando com toda seriedade o direito de escolha dos consumidores chineses. Os produtores de alimentos poderão optar por especificar nos rótulos que seus produtos são transgênicos, e encarar a recusa dos consumidores, ou correr o risco de infringir as normas", disse Sze Pang-cheung, diretor da Greenpeace na China.

No ano passado, o Ministério da Saúde chinês implementou normas que exigiam que os produtos alimentícios fabricados com soja, milho ou canola transgênicos, ou ingredientes deles derivados, tivessem nos rótulos explicações sobre a sua presença . Alguns produtores de óleo de cozinha fabricado com soja transgênica foram multados por não incluírem no rótulo essa informação, noticiou na semana passada o "China Food Newspaper".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.