CI

Agrale apresenta o primeiromicroônibus a gás natural veicular


A Agrale apresenta o primeiro chassi para microônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV), o Agrale Green. O modelo faz parte dos projetos da empresa para produzir veículos com combustíveis alternativos, segmento em que vem trabalhando há mais de três anos.

Segundo Flávio Crosa, diretor de Vendas e Marketing da Agrale, o objetivo é oferecer novas opções de modelos para nichos específicos de mercados, que tenham exigências quanto a emissões ou vantagens ecológicas e econômicas em relação aos combustíveis convencionais (gasolina e diesel) e possuam infra-estrutura de postos de abastecimento que proporcionem uma operação regular dos veículos.

O Agrale Green tem características de concepção que atendem às necessidades de economia, agilidade e autonomia no transporte de passageiros nos grandes centros urbanos. Possui carroceria Senior, da Marcopolo, para 32 passageiros, e é equipado com motor Cummins para Gás Natural Veicular com potência de 192 cv (141 kW) e torque de 55,4 kgfm (56,5 Nm).

Os programas de testes já realizados pela Agrale comprovam a eficiência do motor a gás, que obteve consumo médio entre 3,0 e 3,5 km/m3, dependendo do tipo de relevo e trajeto percorrido. Com tanques que permitem o abastecimento de 118 m3 de gás, o veículo alcançou autonomia de 350 quilômetros.

Terceiro maior fabricante de chassis no país e líder no segmento de microônibus, a Agrale produzirá o novo modelo na linha de montagem da Unidade 2, instalada em Caxias do Sul (RS). O local foi ampliado em maio deste ano e possui os mais modernos equipamentos e processos para fabricação de chassis para microônibus.

Assim como os demais modelos de chassis fabricados pela empresa, o Agrale Green possui direção e embreagem com acionamento hidráulico e reduzido raio de giro, o que garante maior agilidade no trânsito. Oferece também freio com acionamento a ar e motor e eixo dianteiro avançados, proporcionando melhor aproveitamento do espaço para encarroçamento.

O novo chassi será dirigido especialmente para mercados que já possuem infra-estrutura para operação com veículos movidos com Gás Natural Veicular, como alguns países da América do Sul e do Oriente Médio.

Preservação do meio ambiente

O Agrale Green proporciona a diminuição das emissões de poluentes (considerando a legislação atual sobre emissões), principalmente de monóxido de carbono (redução de 99%) e de óxidos de nitrogênio (redução de 70%). A combustão do gás natural, composta basicamente por metano, produz 25% menos de dióxido de carbono - responsável pelo efeito estufa e a conseqüente elevação da temperatura no planeta - que os demais combustíveis derivados de petróleo. O motor do chassi Agrale Green emite 0,002g/kWh de materiais particulados contra 0,150g/kWh dos motores convencionais a diesel (98,7% menos de materiais particulados) e atende a legislação de emissões até o ano de 2010.

Ainda não há previsão de comercialização do novo microônibus da Agrale no Brasil. A empresa possui capacidade para oferecer este tipo de veículo ao mercado nacional e há interesse do governo e de empresas, como a Petrobras, em incentivar o uso de GNV, especialmente, no transporte coletivo urbano.

Hoje, mais de 400 mil automóveis utilizam o gás natural no Brasil e, para atender essa demanda, existem apenas 534 postos de abastecimento do produto. A previsão é de até o final de 2003 ampliar o número de estabelecimentos, com a abertura de 150 novos postos com Gás Natural Veicular.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.