CI

Convênio irá ampliar Porto de Paranaguá (PR)


A ampliação do cais do Porto de Paranaguá em 820 metros na direção Oeste será garantida ainda este mês quando será assinado convênio entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT ), órgão do Ministério dos Transportes, e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

"Estamos muito próximos de alcançar o objetivo que é ter no Paraná um grande porto público", informa o superintendente Eduardo Requião. "A comunidade portuária, a cidade e o mercado internacional esperam um terminal moderno, ágil e que atenda aos interesses dos usuários mais exigentes do mercado globalizado".

Segundo o coordenador dos portos do DNIT, Rogério Barzellay, que esteve com Eduardo Requião na última terça-feira negociando os termos do convênio, o documento poderá ser assinado em 15 dias e prevê a liberação de parte dos recursos ainda este ano.

"Outra parte substancial de recursos ficará 2004", acrescentou. "Os recursos de 2003 serão liberados assim que tenhamos o plano executivo e as licenças ambientais", disse Barzellay.

Sobre as questões ambientais, o superintendente do porto afirmou que a APPA irá promover estudos que apontem as condições mais viáveis para que as medidas compensatórias sejam tomadas o mais rápido possível.

"O objetivo do governo federal é que o cais seja expandido e que o Porto possa atender principalmente a movimentação de grãos que o País tem enviado para esta região"", afirma Eduardo Requião

Providências

Na semana passada a diretoria do DNIT tomou as providências para tornar o convênio realidade. Para isso, revogou um processo licitatório que vinha sendo tocado dentro do próprio DNIT no Governo passado, antes da possibilidade da participação do governo estadual, como acontece agora.

Com a assinatura do convênio, afirmou o representante do DNIT, estará garantido o repasse de cerca de R$ 150 milhões pelo governo federal. Assim, a APPA terá atendido dois projetos simultaneamente. Ou seja, além do projeto Cais Oeste, os recursos serão destinados também para a dragagem dos novos berços.

Recorde

O Porto de Paranaguá está registrando este ano um número recorde de caminhões que chegam ao pátio de triagem para desembarcar produtos para exportação. De janeiro até a última quarta-feira, 338.167 carretas carregadas principalmente com soja em grãos, farelo, milho e açúcar chegaram ao terminal. O resultado já supera o de todo o ano passado, quando 299 mil caminhões desembarcaram produtos no porto.

"Umas das razões que levaram o Porto de Paranaguá a ter aumentado expressivamente a recepção de caminhões foi a grande safra de soja produzida em estados vizinhos e, especialmente, no Paraná, o segundo maior produtor", explica o superintendente Eduardo Requião. "Pela primeira vez a safra brasileira de soja está superando a dos Estados Unidos". Segundo o setor de estatística do porto, só de soja, de janeiro até agora, foi registrada 183.855 carretas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.