Acima dos 30°C: temperaturas em SP vão aumentar até 10°C em 72h
Temperaturas em São Paulo podem superar 34°C neste fim de semana após frio intenso

Após uma semana gelada em grande parte do Sudeste, as temperaturas entram em elevação, trazendo de volta a sensação de calor nos próximos dias.
Devido a atuação de uma massa de ar polar, a semana tem sido gelada em grande parte de São Paulo. A capital, por exemplo, bateu recorde de frio para outubro: a temperatura mínima da última terça-feira (21) foi de apenas 10,8°C na estação Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa foi a menor temperatura para um mês de outubro nos últimos 11 anos.
Porém, nos próximos dias, enquanto o amanhecer continua com sensação de frio, as temperaturas máximas entram em elevação, e as temperaturas vão passar dos 30°C em praticamente todo o estado de São Paulo já no fim de semana. Confira os detalhes.
Na faixa leste do estado, amanhecer foi frio nesta quarta-feira (22), com registro de apenas 11,6°C em São Paulo capital. Nos próximos dias, porém, as temperaturas mínimas e máximas irão subir.
As mínimas sobem gradualmente, chegando a 17°C no domingo (26) e 21°C na segunda-feira (27) na capital - enquanto no interior, a mínima será de 26°C no começo da semana.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Já as máximas, sobem com mais intensidade, trazendo de volta a sensação de calor durante a tarde. A previsão indica que hoje (22) as temperaturas máximas serão por volta dos 20°C a 22°C na Região Metropolitana de São Paulo, mas no sábado (25) os termômetros podem alcançar os 30°C na capital, representando um aumento de cerca de 10°C em 72 horas.
No domingo (26) o calorão toma conta de todo o estado e, exceto pela faixa litorânea, praticamente todo o estado de São Paulo terá temperaturas acima dos 34°C. As maiores máximas estão previstas para o sudeste do estado, onde os termômetros podem ultrapassar os 37°C.
Como veremos a seguir, essas temperaturas representam anomalias (desvios) de até 10°C acima da média. Essa rápida elevação das temperaturas está relacionada ao chamado quadro pré-frontal, que antecede uma frente fria.
A entrada de uma nova frente fria está prevista para avançar sobre o Brasil no próximo fim de semana, deixando a Região Sul em alerta para tempestades com chuvas intensas.
Enquanto isso, em São Paulo, o escoamento da atmosfera relacionado à frente fria favorece os ventos de norte/noroeste, com advecção (transporte horizontal) de calor sobre a região, favorecendo o aumento das temperaturas.
Em todo o estado as temperaturas serão acima da média, como mostrado no mapa acima de anomalia de temperatura em superfície. Na capital paulista, a máxima de 34°C prevista para o domingo (26) representa um desvio de 8°C acima da média, enquanto no sudeste do estado o desvio alcança 10°C acima da média.
A frente fria está prevista para alcançar São Paulo ao longo da segunda-feira (27), trazendo uma nova virada do tempo no estado.