CI

A sucessão familiar no agronegócio


Gabriel Colle

A sucessão familiar no agronegócio

O interesse pelos estudos sobre a empresa familiar rural cresceu em razão do grande número de envolvidos e também pelo desenvolvimento econômico de diversas regiões. Mesmo assim, poucas são as políticas públicas  endereçadas às empresas familiares rurais, o que pode estar relacionado ao aumento do êxodo rural nos últimos anos, além da entrada de novas tecnologias, fazendo com que alguns empregos fossem extintos desse contexto social.

Outro aspecto que evidencia a importância da continuidade da empresa familiar rural é o aumento da expectativa de vida da população e, em consequência disso, o aumento populacional, o que demanda a existência de estratégias que garantam o aumento da produção mundial de alimentos. A tarefa de produzir alimentos é, de maneira muito especial, da empresa familiar rural, que gradativamente tem perdido força de trabalho.

 Essa perda tem relação direta com a redução do número de filhos, com o incremento de tecnologia e com o acesso à informação pelos jovens, o que torna o tema sucessão em empresas familiares rurais ainda mais relevante para a manutenção e desenvolvimento da agricultura familiar em âmbito mundial. 

Assim, vários autores buscam explicações para esse efeito migratório, no sentido de entender o comportamento dos pais e dos filhos, porém, de maneira isolada, sem relacioná-lo ao comportamento individual dos atores deste cenário. 

Com esse cenário, a agricultura familiar pode ser o fomento para a redução desse êxodo, pois as empresas familiares rurais representam aos jovens uma boa alternativa à permanência no campo. 

Com isso, se a continuidade do negócio rural é uma forma de garantir que a empresa familiar continue na família (SILVA et al., 2014), o processo sucessório é uma preocupação dentre empresários rurais em âmbito mundial (LANGE et al., 2013).

Saiba mais em:

https://www.gabrielcolle.com.br/curso-sucessao-familiar-agronegocio/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.