CI

Boas práticas de gestão na propriedade rural


Rogério de Melo Bastos

Nos artigos anteriores, publicados nesta mídia, foquei a importância e a necessidade do gestor de empreendimentos rurais não prescindir de algumas ferramentas de gestão que certamente lhe auxiliarão no processo de gestão do seu negócio.

É importante que o produtor rural, e enquanto este se considerar orgulhosamente produtor rural, ficará limitado a apenas uma parte do processo que é produzir.  Então, é importante que o gestor rural, o empresário rural ou o empreendedor rural faça a sua parte como tal.

Hoje, os nossos “produtores rurais” são um exemplo em produção e produtividade.  A balança comercial brasileira é sustentada por esta produção espetacular que aumenta a cada ano, em que pese alguns reveses climáticos. A agricultura e a pecuária brasileira conseguem competir e enfrentar o mercado internacional mesmo diante de polpudos subsídios de outros países aos seus tutelados produtores.

Subsídios não os esperem, porque eles não virão.  Temos assistido nestes últimos 20 anos uma situação inusitada e paradoxal: A produção do setor primário crescendo cada vez mais e os produtores sendo substituídos por outros, por que uns não têm conseguido suportar situações como endividamentos, custos de produção elevados, oscilações bruscas de preços, etc.
 
Todavia, produzir tem sido a parte mais fácil para os produtores rurais, por que tem tido acesso às tecnologias agronômicas e zootécnicas, facilitadas pelas entidades cooperativas, sindicais, privadas e governamentais.

Vários estudos, estatísticas comprovam e os próprios produtores sentem em seus “caixas” que as margens de lucratividade do setor primário, em especial dos produtores de commodities, vêm diminuindo cada vez mais. 
 
Gestão, eis o novo desafio para o produtor rural. Para os empresários, gestores ou empreendedores rurais que estão fazendo a diferença entre os seus pares, estes adotaram um conjunto de práticas ou procedimentos simples  que eu os denomino como “Boas Práticas de Gestão” que certamente os resultados destas práticas têm fortalecido estes empresários para suportar e superar as mesmas intempéries, os mesmos problemas mercadológicos e de endividamentos que levaram seus colegas a sucumbirem em seus negócios.
 
Não há nada miraculoso, mas sim muita disciplina e determinação para sair da informalidade administrativa e criar um sistema de gestão que contemple estratégias e planos (Planejamento Estratégico), orçamentos (Custos de Produção) , fluxo de caixa (comercialização e amortização de contas), gestão de pessoas (Capacitação), organização do ambiente de trabalho (Programa 5S), gestão dos processos (Rastreabilidade das lavouras e criações).  Eis aí, o conjunto das boas práticas de gestão na propriedade rural.
Sucesso a todos!

www.rstrainingrural.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.