CI

Colheitadeiras – Importância na Armazenagem


Adriano Mallet
Saber regular uma Colheitadeira é tão importante como saber armazenar. O Produtor busca numa colheitadeira benefícios como capacidade de colheita, menor percentual de impurezas, confiabilidade operacional, produtividade, menor percentual de perda de grãos, menor dano mecânico, e outros apresentados pelos fabricantes e que os agricultores consideram relevante, mas que podem ser adquiridos somente através de uma regulagem e operação adequada da mesma.
Na visão da armazenagem, a Colheitadeira deve ser operada e regulada pelo operador para proporcionar o menor dano físico possível aos grãos e a melhor qualidade da captação de impurezas no momento da colheita.
O Grão é um ser vivo e devemos mantê-lo continuamente em estado saudável até o momento de ser beneficiado - transformação em óleo, farinha, ração, etc. Seu processo de conservação está ligado diretamente à qualidade com que chega do campo na recepção da Unidade Armazenadora.
Buscamos sempre a qualidade de armazenagem através de uma massa de grãos com a menor quantidade de grãos danificados e percentual de impurezas.
Grãos quebrados facilitam a geração e proliferação de fungos e ataques de insetos e pragas, elementos que prejudicam os mesmos, levando a perdas qualitativas. A presença de impurezas causa uma necessidade de termos um sistema de limpeza com maior eficiência na unidade, pois, caso contrário, teremos problemas de incêndio no secador e entupimento das interligações, entre outros.
O princípio e a velocidade de deterioração das impurezas - palhas, folhas, caules, etc. - são maiores que os dos grãos e, desta forma, aceleram o aquecimento da massa e, conseqüentemente, a perda quantitativa (quebra técnica), decorrente do processo respiratório do próprio grão.
Em palestras (dias de campo) e treinamentos, reforço sempre que nossas perdas na armazenagem chegam até 7%, conforme a cultura, decorrentes de ainda não dominarmos por completo o “Saber Armazenar”, e que o início deste processo está na colheitadeira.
Transformando estas perdas em números (R$), observamos que reduzindo o percentual, aumentaremos a renda do produtor e consequentemente o poder de investimentos em implementos agrícolas e armazenagem.
Uma das maneiras de reduzir as perdas e aumentar a renda no campo é saber regular e operar uma colheitadeira, gerando o menor dano físico ao grão e que tenha uma qualidade de limpeza, incluindo os demais atributos mencionados no primeiro parágrafo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.