CI

A vida no campo e seus desafios


Frederico Franco

Em um mundo totalmente globalizado e conectado, o que observamos no Brasil são fazendas e propriedades agrícolas que antes eram habitadas por famílias inteiras, agora totalmente vazias e com apenas um colaborador ou até mesmo sem morador, com o proprietário monitorando e visitando durante a semana.

Acredito que uma série de fatores envolve essa migração das famílias do campo para cidade, entretanto, qual é vantagem e o que explica de muitos ainda estarem lutando e continuarem a acreditar mesmo com a insegurança da escolha e suas dificuldades e problemas diários, ainda viverem no campo e em sua propriedade rural, trabalhando e produzindo. Essa é a melhor escolha e a que traz maior satisfação pessoal?

Abaixo, listamos alguns dos desafios e vivências que o produtor enfrenta diariamente, alguns trazendo as incertezas e outros já motivando o mesmo.

1) Você faz algo diferente a cada dia e vive um desafio diário com sua produção;
2) Você aprende e vive o mundo de uma forma diferente, pois trabalhar e viver em uma propriedade rural, é um modo e estilo de vida em que você está conectado 24 horas com seu trabalho e com sua terra;
3) Seu horário será regrado e de acordo com todas as demandas da propriedade, podendo trabalhar pela madrugada, mas terá sensações impagáveis, que é ver sua produção tomar forma, e ver o sorriso no rosto das pessoas ao ter o seu produto com a devida qualidade na mesa;4) Ser produtor/trabalhador rural é um trabalho muito mais variado do que se imagina. Todo dia é diferente e você é obrigado muitas vezes a ser mecânico, carpinteiro, motorista de trator e máquinas, Auxiliar de serviços gerais e realizar atividades diversas. Em certo momento você pode estar varrendo o chão ou fechando a venda da sua produção.
5) Viver na emoção e adrenalina do mundo de incertezas, com fatores que na maioria das vezes não depende de você. Fatores climáticos, mercado, demanda da produção, interferência do governo, insegurança das propriedades e diversos riscos que rodeiam o dia a dia do produtor e trabalhador rural.

Assim sendo, como foi escrito no artigo “1978/2018: Características de um Produtor Rural”

link: https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/1978-2018--caracteristicas-de-um-produtor-rural_406427.html

ser produtor/trabalhador rural é escolher uma profissão que fornece uma educação para vida que nenhuma outra profissão ensina tanto, aprendendo sobre nascimento, crescimento e maturidade de uma variedade de maneiras distintas e com particularidades que só o campo traz.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.