CI

Eu acredito no Agronegócio!


Frederico Franco

No fim de abril, refletimos sobre "So God Made a Farmer", de Paul Harvey, de 1978 em artigo publicado aqui no site agrolink. Em reflexão sobre o artigo, foi dito valores e características de trabalhadores do agronegócio brasileiro que são verdadeiros hoje, assim como em 1978 quando foi recitado na convenção da FFA. 

Olhando para trás, para o poema Farmer, lembrei-me de um vídeo na internet que recitava um poema de 12 linhas, com título de “The Farmers Creed” que descreve a crença do autor nas potencialidades do agronegócio, com autoria de  Sr. Frank I. Mann, um produtor de milho de Illinois, provavelmente escrito por volta de 1915.

O Credo do Fazendeiro 

Acredito em uma agricultura permanente; um solo que vai crescer mais rico do que de ano para ano.

Eu acredito em milho de 100 alqueires e em trigo de 50 alqueires, e não ficarei satisfeito com nada menos.

Acredito que a única boa erva é uma erva daninha e que uma fazenda limpa é tão importante quanto uma consciência limpa.

Eu acredito no menino da fazenda e na menina da fazenda, as melhores colheitas do agricultor, a melhor esperança do futuro. 

Eu acredito na mulher da fazenda e farei tudo ao meu alcance para tornar sua vida mais fácil e feliz. 

Eu acredito na escola rural que se prepara para a vida no campo e uma igreja no campo que ensina seu povo a amar profundamente e viver honrosamente.

Acredito no espírito de comunidade, orgulho de casa e vizinhos, e farei minha parte para tornar minha comunidade a melhor do Estado. 

Eu acredito no agricultor, acredito na vida na fazenda, acredito na inspiração do campo aberto. 

Tenho orgulho de ser agricultor e tentarei ser digno desse nome. 

- Frank I. Mann. 

Fonte: Kentucky Arbor e Bird Day 1914-1915 

Podem dizer que o discurso é muito idealista para os dias atuais, mas de qualquer forma, são boas palavras para acreditar, sobre uma realidade que só o produtor rural e trabalhadores do setor vivem, descrita em poucas linhas e de forma simples e objetiva, mostrando mais uma vez o valor e a importância do agronegócio no Brasil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.