CI

FERRO, NUTRIENTE ESSENCIAL NA CULTURA DA SOJA


Amélio Dall’Agnol

Além dos seis macronutrientes (N, P, K, Mg, Ca e S), oito micronutrientes são indispensáveis ao desenvolvimento das plantas: B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni e Zn. O Co é um nutriente essencial para o processo de fixação biológica do N. Em geral, os nutrientes apresentam maior disponibilidade nos solos com pH próximo à neutralidade; ao redor de 6,5, enquanto que valores mais elevados de pH levam à indisponibilização dos micronutrientes metálicos, como Cu, Fe, Mn e Zn.

Neste espaço vamos concentrar nossa discussão em um dos principais micronutrientes: o Ferro. Ele é o quarto mineral e o segundo metal mais abundante nos solos do Planeta.  Cerca de 5% da crosta terrestre é constituída de Fe, mas, em sua maior parte, em formas não assimiláveis pelas plantas. Além da presença da matéria orgânica, a coloração dos solos é diretamente determinada pela quantidade de Fe presente nas formas de óxidos hematita (avermelhada) e goethita (amarelada). Embora seja requerido em pequenas quantidades pelas plantas, é um elemento de baixa mobilidade nos tecidos dos vegetais e por isso deficiências, quando ocorrem, aparecem nas folhas mais novas da parte superior.

Entre várias funções na planta, o Fe está envolvido na síntese de proteínas, da clorofila e é necessário à divisão celular. Na soja ele tem desempenho importante na fixação biológica do nitrogênio e no desenvolvimento do caule e das raízes das plantas, além de desempenhar papel vital na fotossíntese e na respiração.  As formas iônicas absorvidas pelos vegetais são o Fe2+e o Fe3+.

Sua deficiência ocorre, principalmente, em solos intensamente lixiviados após um período de encharcamento (ambiente redutor), como os planossolos cultivados com arroz irrigado ou em condições pH alcalino, como os solos calcáreos. Presença abundante de Matéria Orgânica no solo contribui para sua maior disponibilidade, enquanto que a alta concentração de manganês disponível pode promover deficiência do nutriente, mesmo em solos ácidos. A calagem, assim como a adubação fosfatada em altas doses, podem induzir a deficiência desse micronutriente.

A carência de Fe provoca clorose do limbo foliar de folhas jovens enquanto que as nervuras permanecem verdes (Fig.1) O crescimento do vegetal é reduzido e ocorre inibição no desenvolvimento dos primórdios foliares. Seus sintomas podem facilmente ser confundidos com a deficiência de outros nutrientes; Mn, por exemplo. A maneira mais eficiente de detectar a deficiência do nutriente antes do surgimento dos sintomas é via análise foliar.

Fig. 1- Deficiência severa de Fe em trifólio de soja.

Foto: Marco A. Nogueira

 

O excesso de Fe, por sua vez, também pode causar redução no crescimento e, consequentemente, na produtividade das plantas. No entanto, é raro observarmos toxidez de Fe nas lavouras de soja, pois a ocorrência é condicionada à elevada acidez do solo, situação na qual outros elementos tóxicos como Al e Mn livres promovem sintomas mais severos.

Ferro, micronutriente pela quantidade requerida, mas macroimportante pelo seu papel fundamental no desenvolvimento das plantas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.