Câmara de vereadores no sudoeste do Estado aprovou por unanimidade projeto reforçando o protagonismo da aviação na produção agrícola sustentável
Mineiros, no sudoeste de Goiás, entrou nesta semana para o rol de municípios brasileiros que declaram a aviação agrícola como de relevante interesse social, público e econômico em seu território. O Projeto de Lei (PL) 65/2025, de autoria do vereador Valteir de Souza Silva (Major Souza) foi aprovado no último dia 6, por unanimidade em duas votações na casa. O projeto agora está na mesa do prefeito Aleomar Rezende (PMDB), para sanção.
A iniciativa foi defendida por Souza também em plenário (veja AQUI), na primeira sessão. Com posição favorável confirmada de forma rápida na segunda votação, ocorrida no mesmo dia.
Em sua fala, o autor destacou a importância estratégica do setor para a geração de empregos diretos e indiretos no Município, além do implemento de tecnologias de ponta e da sustentabilidade ambiental. Ele lembrou que, além do uso racional de defensivos, as ferramentas aéreas são essenciais na aplicação de fertilizantes e sementes, atuando ainda nas operações de combate a incêndios em vegetação e tendo a capacidade de combate a vetores – como o mosquito da dengue.
REFLEXÃO
A iniciativa do parlamentar também institui o Dia Municipal da Aviação Agrícola, levando para o calendário oficial mineirense a referência de 19 de agosto – que desde 1989 é a data nacional do setor. O objetivo, neste caso, segundo o vereador, é “trazer para a sociedade mineirense a reflexão sobre a importância desse setor, fomentar debates sobre inovação e sustentabilidade e estimular a valorização de profissionais e empresas que atuam nesta área”.
Com cerca de 70 mil habitantes, mineiros tem a agricultura focada no plantio de soja, cana-de-açúcar, milho, algodão e outras culturas, além da pastagem (essencial ao gado). Estando ligada também o setor industrial local, com usina sucroalcooleira e outras agroindústrias.