CI

Produzir alimentos, a vocação do Brasil


Amélio Dall’Agnol

Todo país tem fortalezas e debilidades no curso do seu desenvolvimento. É importante identificá-las para aproveitar-se das fortalezas e contornar as fraquezas para crescer. A fortaleza do Brasil é o agronegócio que o distingue de outras nações localizadas em climas tropicais de baixa latitude. O Brasil está vocacionado a ser um grande fornecedor de comida para os demais países do mundo: tem muita terra apta e disponível, principalmente no Bioma Cerrado. Também dispõe de condições climáticas favoráveis para produzir o ano todo, na maior parte do seu território. Tem muita água para irrigar em períodos ou regiões com deficiência hídrica, se for economicamente rentável e domina as tecnologias para produzir com eficiência em regiões tropicais de baixa latitude, onde o restante do Planeta é deficiente.

Produzir com eficiência em climas tropicais não é a regra. O Brasil pode ser considerado uma exceção, pois estão localizados no entorno da linha do equador as nações mais afetadas pela desnutrição, dada a baixa produtividade dos seus campos de produção,

Em boa medida, os povos dessas regiões desconhecem o manejo mais apropriado para produzir em condições tropicais de baixa latitude.

O Brasil figura como 3º maior produtor e 2º maior exportador global de alimentos. É 3º na produção de milho, 2º na produção de carne bovina, carne de frango e etanol e 1º no açúcar, café e suco de laranja. A partir da safra 2018/19, também é o primeiro na produção de soja: 123 milhões de toneladas (Mt) ante 96.8 Mt dos EUA, historicamente o maior produtor da oleaginosa. Mais do que isto, é o 1º exportador de soja, café, suco de laranja, carne de frango e carne bovina. Também figura como 2º maior exportador de milho e etanol. Estes números sugerem que o Brasil é mais importante como exportador, do que como produtor de commodities agrícolas, visto que sua população é muito menor que a dos demais grandes produtores de alimentos (China, EUA e Índia), estes obrigados a consumir toda ou grande parte da sua produção para alimentar sua gigantesca população.

Se bem o Brasil é hoje reconhecido como um importante produtor e exportador de produtos agrícolas, este papel é relativamente recente, visto que na década de 1970 ele importava comida para atender as demandas da sua população, o que parecia incompreensível, dado o potencial do país, não só para autoabastecer-se, mas também para gerar excedentes exportáveis.

Atualmente, o Brasil se autoabastece com folga em quase todos os alimentos que consome e gera enormes excedentes exportáveis, os quais respondem por 40 a 50% das exportações totais do país e geram superávits anuais de cerca de US$ 80 bilhões (www.agricultura.gov.br). Os superávits gerados pelo agronegócio nestes primeiros 19 anos de século XXI, ultrapassam U$ $ 1,1 trilhão, indicando a importância que o Agro assumiu no contexto da economia brasileira. 

A relevância do agronegócio não está apenas no setor primário (produção dentro da porteira), mas também no setor secundário (indústrias de processamento e de transformação) e no setor terciário (transporte, armazenagem e comercialização). É a cadeia produtiva do agronegócio que está deixando o Brasil respirar, contribuindo com cerca de 19 milhões de empregos ou 20% do total de empregos do país (Centro de Estudos de Economia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba, SP - Cepea/Esalq)  

Imaginar o Brasil sem os aportes do agronegócio, seria voltar no tempo e enxergar o produtor rural com a cara do Jeca Tatu. Seria um país pior, muito pior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.