CI

Saber armazenar - Fator de qualidade na ração


Adriano Mallet
A qualidade da armazenagem está alicerçada sobre três condições estratégicas: uma boa limpeza da massa de grãos, qualidade de secagem (homogênea) e monitoramento da massa armazenada em silos ou armazéns. Este conjunto propicia vantagens no momento da comercialização da safra, pois conservará de forma correta o produto colhido no campo.
A situação de “Qualidade de Armazenagem dos Grãos” tem como um dos principais objetivos evitar o surgimento e a proliferação de micotoxinas, que são metabólicas secundárias produzidas por fungos, e que veem merecendo atenção das indústrias voltadas à criação de animais. Entre as toxinas mais encontradas nas rações estão as aflotoxinas, produzidas por fungos do gênero Aspergillus, e a Zearalenona, produzida pelo Fusarium. A ingestão de rações ou alimentos contaminados por essas toxinas acarreta danos à saúde, inclusive mortalidade com perdas econômicas significativas.
Para evitar ou minimizar o surgimento das micotoxinas na armazenagem, necessitamos inicialmente:
a) Realizar uma higienização em toda a Unidade Armazenadora - moega de recepção, poços, máquinas de limpeza, secadores, transportadores e silos/ armazéns;
b) Reduzir a emissão de pó (maior agente de contaminação na unidade);
c) Limpar a massa de grãos retirando as impurezas (palhas, folhas, etc.) oriundas do campo;
d) Separar o ½ e ¼ de grãos, pois estes já estão com o seu interior exposto e suscetível ao ataque de fungos, insetos e demais pragas;
e) Realizar a operação de secagem com temperatura uniforme, dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e característica do produto, de tal forma que não surjam pressões internas no mesmo, causando ruptura do tegumento (casca) deixando a parte interna desprotegida;
f) Na armazenagem, monitorar a temperatura e seu comportamento no interior do silo/ armazém. Importante mantê-la o mais baixo possível (em torno de 24-32°C) evitando a formação de um ambiente favorável ao surgimento de fungos. Este procedimento também contribui para diminuir o processo respiratório do grão, que traz como um dos resultados a geração de calor, água e energia. Este conjunto acelera a respiração e o aquecimento da massa, exigindo a realização de aeração.
O controle de qualidade dos grãos realizado quando do recebimento pelas indústrias de beneficiamento é rigoroso e atende às determinações do processo de rastreabilidade e certificação de origem. Dessa forma necessitamos ter uma Unidade Armazenadora dimensionada e composta por um bom sistema de limpeza e secagem, eficiente e eficaz em suas funções de operação.
Ter uma Unidade é uma “vantagem competitiva” para comercializar a própria safra, rentabilizando o negócio com um produto diferenciado e com valor agregado. A capacitação da equipe de trabalho é outra condição para atingir os patamares desejados, demonstrando aos mesmos, de forma prática, as consequências geradas por uma armazenagem deficiente na fabricação de ração animal. “Saber Armazenar é um fator qualidade”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.