CI

Sindag estará presente na 48ª Expointer



Gabriel Colle

 

Entidade estará na Casa do Técnico Agrícola – com palestra sobre o futuro do setor, na feira que é um dos maiores eventos do agro na América Latina

O Sindag tem participação confirmada na 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (na região Metropolitana de Porto Alegre). A entidade aeroagrícola terá um espaço dentro da Casa do Técnico Agrícola – mantida no Parque pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs).

Além disso, o diretor-executivo da entidade aeroagrícola, Gabriel Colle, fará a palestra Agricultura do Futuro, no dia 4 de setembro, no espaço da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (a Casa Agptea, ao lado do Pavilhão de Agricultura Familiar). Após a apresentação, Colle participará ainda de uma coletiva de imprensa junto com os diretores do Sintargs e Instituto Técnico de Assessoria, Qualificação e Estudos (Itaqe). Com foco em tecnologias, sustentabilidade na produção e qualificação da mão de obra.

A Expointer, aliás, terá lançamentos nesta terça-feira (5) em São Paulo e na quarta (6) em Brasília. Os dois eventos de promoção da feira são inéditos. Na capital paulista, será às 9h30, no escritório da Invest RS, com foco em aproximar a feira dos centros decisórios do mercado financeiro e institucional do País. Já na capital federal, a movimentação na quarta será às 15 horas, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Com a com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, além de autoridades do setor agropecuário, parlamentares, representantes de embaixadas, lideranças empresariais e instituições parceiras.

DESAFIOS

Segundo o dirigente do Sindag, a competitividade é atualmente o maior desafio da agricultura no Brasil, “fortemente impactada pela oscilação do dólar e pelos altos custos de insumos, combustíveis e equipamentos”. Ele também aponta a transição tecnológica como um obstáculo importante, agravada pela escassez de mão de obra qualificada para lidar com sistemas autônomos, drones e ferramentas digitais. “Hoje, quem trabalha no campo precisa dominar tecnologias de ponta e entender de gestão de dados”, sublinha.

O dirigente destaca ainda que o Sindag tem trabalhado forte pela aproximação entre pesquisa científica e aplicação prática no campo. “Promovemos congressos, encontros regionais e investimos em publicações especializadas para garantir que o conhecimento circule e gere impacto real na produção rural”, explica. Onde um dos destaques é justamente  o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que terá sua edição 2025 de 19 a 21 de agosto, no Mato Grosso. Isso pouco mais de uma semana antes da feira no Rio Grande do Sul.

Colle também enfatiza o papel da digitalização na gestão agrícola, possibilitando desde o planejamento técnico até a rastreabilidade das operações aéreas, com total precisão e transparência. “A agricultura do futuro exige controle, sustentabilidade e capacitação constante, e tudo isso passa pela educação”, completa.

DIMENSÃO

A Expointer é uma das maiores e mais tradicionais feiras agrícolas da América Latina. Além de uma vitrine para a produção agropecuária, tecnológica e industrial, o evento é também vitrine política e institucional. Com autoridades federais, estaduais e locais circulando entre expositores e produtores, junto com visitantes de diversos países, representantes de entidades desde crédito rural e fomento até pesquisas, sustentabilidade e produção.

No ano passado, o Sindag levou para o evento o encontro Aviação agrícola – desafios e oportunidades. Na ocasião, o evento foi em parceria com a Comissão Especial de Direito Aeronáutico e Aeroespacial (Cedaea) da Seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS)O debate foi na Casa do Canal Rural e OAB/RS na Expointer. A feira gaúcha, aliás ocorre em Esteio desde 1970 e passou a ser anual em 1984. Atualmente, a Expointer ocupa uma área de 141 hectares. No ano passado, o evento recebeu quase 700 mil visitantes e movimentou mais de R$ 8,1 bilhões em negócios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.