
O fungicida thiram é um dos produtos mais seguros em relação a fitotoxicidade e usados há mais de 20 anos. Mesmo em doses elevadas não causa danos em sementes e plantas. Os problemas constatados em soja são atribuídos a um elemento “estranho” na formulação comercial de alguns lotes do produto. A Aventis informa que constataram alteração de pH nos lotes que causaram fitotoxicidade em soja. Mais tarde o fungicida bromuconazole (Condor) foi identificado como contaminante acidental durante o processo de produção do Rhodiauram SC.
Os sintomas em plantas na maioria das lavouras visitadas não permitem caracterizar com certeza se haverá perdas no rendimento de grãos. Constatou-se redução na população e atraso no desenvolvimento inicial das plantas.
Algumas cultivares de soja mostram maior sensibilidade ao Rhodiauram.
Em lavouras foram constatadas duas situações de sintomas atribuídos a toxicidade do produto no tratamento de sementes e podem ser agrupados em danos na germinação e danos a partir da fase de formação da pri-meira folha trifoliolada.
1 – Sintomas na germinação
Na fase de germinação até a emergência da plântula aparece engrossamento acentuado (barriga) no hipocótilo e, algumas vezes, com rachadura longitudinal e aberta. O tecido do caule apresenta-se mole e quebradiço.
A germinação é retardada e algumas plantas iniciam o apodrecimento dos cotilédones antes da emergência. As plantas com esses sintomas em geral morrem. Outras desenvolvem folhas pequenas e atraso no crescimento. Quando forma a folha unifoliolada ela pode aparecer esbranquiçada ou amarelada.
2 – Sintomas na folha trifoliolada
As sementes que germinam e apresentam engrossamento leve no hipocótilo desenvolvem as folhas unifolioladas como plantas normais. O processo de germinação e de formação dessas folhas ocorre a partir das reservas da semente.
A planta pára de crescer ou reduz o desenvolvimento quando inicia a formação da primeira folha trifoliolada e a dependência da fotossíntese. Em algumas plantas morre o broto apical e inicia-se a formação de brotos nos nós dos cotilédones e das folhas unifolioladas.
O brotamento no nó dos cotilédones e das folhas unifolioladas indica alguma forma de distúrbio hormonal na planta. Nas lavouras em que foi constatada essa característica, as plantas retomaram o crescimento após alguns dias com a predominância da folha trifoliolada apical. A retomada de crescimento indica que as raízes estão em atividade e que a planta superou a ação da substância tóxica, eventualmente, presente no fungicida aplicado na semente.
Lavouras de soja com plantas germinadas e brotamento nos nós recuperaram após alguns dias de crescimento lento e formação da primeira folha trifoliolada.
3 – Outras causas de sintomas semelhantes
Alguns herbicidas do grupo das dinitroanilinas podem causar engrossamento do hipocótilo de plantas de soja como trifluralina, pendimethalin e acetochlor.
Estresses causados por torrões sobre as sementes provocam engrossamento e rompimento do arco do hipocótilo no esforço para a germinação.
Rachaduras longitudinais e rasas na casca de plantas de soja resultam do engrossamento do caule durante o crescimento. Essas rachaduras são normais e diferentes das causadas pela fitotoxicidade de Rhodiauram.
Insetos e outros animais que cortam a parte superior das plântulas de soja determinam o brotamento nos nós, sintoma semelhante ao causado pelo contaminante do fungicida Rhodiauram.
4 – Sugestões
Com base nas informações obtidas em lavouras de soja tratadas com Rhodiauram e que apresentaram fitotoxicidade do produto no Paraná, nas observações de lavouras na região do Planalto do Rio Grande do Sul e informações de fitopatologistas e fisiologistas sugere-se:
- determinar a população de plantas e estabelecer a densidade mínima de 10 plantas por metro de fileira (uma planta/10 cm) para bom potencial de produção;
- esperar alguns dias para tomar a decisão de ressemeadura. O produto pode retardar a germinação e o crescimento da plântula ou estimular o brotamento nos nós. Quando a folha trifoliolada abrir e evidenciar crescimento haverá desenvolvimento normal da planta e as raízes estarão nutrindo a planta.
- a semente de soja tratada com Rhodiauram pode ser plantada, sugerindo-se aumentar a população de sementes para compensar eventuais perdas de plantas;
- regular a semeadora para romper a camada adensada de solo até 10 ou 12 cm e evitar a semeadura com terra muito úmida, para garantir a germinação e o desenvolvimento normal das plantas.