CI

Como reerguer Lojas Físicas ante Lojas Digitais (E-Commerce)


Climaco Cezar de Souza

Como reerguer Lojas Físicas ante Lojas Digitais (E-Commerce)

  1. RESUMO  

Do Artigo mais do Meu livro recente no Amazon: FUTURO dos E-Commerce: Ameaças ou Oportunidades? (link para acesso ao final) - “No cenário atual do comercio digital intensivo, onde a velocidade e o preço dominam na guerra de sobrevivência - um novo dilema se forma no Brasil: se o futuro dos atacadistas, varejistas, fast food etc. com suas muitas lojas físicas - revela escuridão? ou se trata de nova luz para as oportunidades que surjam? Será preciso que tais lojas físicas não só sobrevivam contra o digital, mas que tb. muito prosperem. São empresas estrangeiras com altas expertises como: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Tik Tok, Shein. Aqui, são muito apoiadas pelos Governos - até incoerentes e/ou despreparados numa ânsia arrecadatória (para salvar o INSS) mesmo que muito destruidora - pois “elas são muito automatizadas/robotizadas, pouco empregadoras reais e grandes destruidoras dos atacados/varejos mais milhões de empregos no interior.  Também, os médios a grandes varejos e atacados físicos, industrias, transportadores e até fornecedores ainda priorizados por todos os físicos etc. podem reagir muito, novamente, rápido e pesadamente, contra tais E-Commerce, tudo de forma a mudar, readaptar, copiar ou voltar a pensar como se fosse um pequeno comercio do interior. Para competir, muito recomendo 16 ações proativas imediatas (bem descritas e analisadas no artigo com o link https://a.co/d/1UuG2hp para meu livro completo com 138 pg. À venda no Amazon), pois os principais Consultores citam que eles serão os menos prejudicados nestas lutas, ainda iniciantes, contra os E-Commerce exatamente por suas capacidades de adaptações rápidas MAIS de expansões somente quando bem planejadas/já pagas; sem dever; no momento certo e até lentas e nunca anual/bianualmente; somente com capital próprio ou societário (nunca de Bancos) MAIS de suas reduções reais de custos MAIS de suas boas políticas de remunerações, prêmios e incentivos já até pagando 14º salário/ano e/ou cesta básica mensal adicional FAMILIAR aos funcionários/colaboradores (apenas alimentos ou similares no valor equivalente a 15% a 30% do Salário pessoal, bruto ou liquido, e não na forma de Vales Alimentações/PAT etc.) MAIS por quase que totais pessoalidades/amizades/prioridades pessoais nas compras pelos seus clientes MAIS pelas amplas possibilidades de escolhas pelos clientes e de práticas de promoções até diárias e com entregas imediatas etc.

2) ARTIGO CURTO -

“No cenário atual – já muito pulsante do comercio digital intensivo e em forte ampliação onde a velocidade e o preço dominam na guerra de sobrevivência - um grande dilema ou duvida já se formam: O futuro das empresas atacadistas, varejistas, fast food etc. brasileiras – com suas lojas físicas e até com partes de suas vendas via E-Commerce – revela uma escuridão, sobretudo nos médios e grandes comércios, industrias, transportadoras etc.? e/ou já se trata de uma nova luz até vibrante/anunciante das portas abertas de imensas oportunidades que já surgem? Nas respostas: tudo dependerá dos conhecimentos, dos arrojos e dos reais preparos e interesses empresariais dos atacados e dos varejos físicos para mudanças, desde que já com eles bem entendendo e melhor se preparando para os grandes desafios das reais e das muitas mudanças - até estratégicas/radicais/fundamentais – necessárias e que sobrevirão e para as sobrevivências de algumas empresas. Afinal, tudo precisará ocorrer para o nosso atacado e varejo físico não mais apenas sobreviverem, sendo bem mais para eles bem competirem contra todas do E-Commerce e até para muito prosperarem com, ou sem, elas. Para tanto, este meu artigo e link para meu livro recente de gestão empresarial moderna e competitiva acerca mergulha nas profundezas dos E-Commerce mundial, explorando as já imensas lutas travadas pelas sobrevivências/ampliações dos gigantes dos atacados e dos varejos físicos do Mundo, ante os negócios ainda bem mais físicos e regionais no Brasil.

A luta já intensa e imensa que já se apresenta e contra as plataformas ambiciosíssimas, super velozes, multi itens (quase que completas), até melhor preparadas e até mais baratas será, e/ou precisará ser, ainda mais intensa, rápida e bem preparada. Tudo ocorrerá contra uma maioria de empresas estrangeiras e já com altas expertises já acumuladas há anos, como as do Mercado Livre, Shopee, Amazon, Tik Tok, Shein e muitas outras, que já estão por aqui e/ou que surgirão rapidamente. Tudo ocorre com todas, infelizmente, até muito mais apoiadas erroneamente pelos Governos - até incoerentes e/ou despreparados e numa super ânsia apenas arrecadatória, mesmo que muito destruidora -, mesmo se sabendo que elas, claramente, são muito automatizadas/robotizadas nas suas origens e nos seus CD - Centros de Distribuições (“fulfillment centers”) ou seja, são poucas empregadoras reais - e idem que são grandes destruidoras dos pequenos e médios varejos mais de milhões de empregos e de rendas locais, a maioria no interior pobre”.

As “NARRATIVAS comuns já REVELAM um gigante Panorama competitivo local, regional e em todo o Brasil muito diferente e até inesperado, onde muitas Empresas (de quaisquer portes) mais seus Empresários, Famílias e Funcionários, quase que não se prepararam para a tempestade perfeita que se aproxima e em que, onde e em cada dia, a VULNERABILIDADE DE ALGUNS SE JÁ SE TORNA BEM MAIS EVIDENTE. O impulso implacável e continuo por menores preços (até como parte da nossa Lei de Gerson), combinado com as crescentes impessoalidades e os custos elevados (inclusive com gigante fúria tributária atual mais da SELIC assassina empresarial) estão moldando um novo terreno que desafia os antigos pilares tradicionais dos varejos, atacados e fast-food (viciantes e acomodativos), enquanto inúmeras fraudes diárias andam à espreita, tanto dos consumidores, como das empresas vendedoras e/ou até dos fabricantes/transportadoras, sendo testadas as resistências dos modelos convencionais de vendas, de atendimentos, de entregas e de gestões de estoques e de pessoas”.

Na verdade, tudo ainda é muito novo para todos, até para os que como eu arrisco a prever e a tentar bem orientar, mas é fato que as empresas que queiram sobreviver terão que enfrentarem as duras realidades atuais de que sem adaptações/mudanças realmente muito inovadoras e estratégicas (ou, seja, que somente querem seguir sem dores, sem custos e sem investirem nas mudanças fundamentais) seus futuros poderão ser sombrios. O que tem alta possibilidade de ocorrer é uma grande invasão dos instrumentos de IA - Inteligência Artificial nas gestões, nas vendas e promoções, em especial por novíssimas ferramentas intensivas de IA, como o ChatGPT, Perplexity Al, Gemini, DeepSeek, Grok, Claude e outros. Assim, as Empresas sobreviventes precisarão se preparar para bem dominá-los e isto até pode ser estratégico (até para suas vendas no E-Commerce, como já dominam e já fazem muito as perfumistas Natura, Boticário etc. mais de vinhos, autopeças, alguns materiais construção etc..). Assim. Mesmo não querendo e/ou não gostando e/ou nunca planejando, poderá ser preciso apelar por ajudas das - hoje ainda até condenadas/inseguras/discordantes; vide abaixo - Gerações Z (nascidos de 1997 a 2012”, portanto até formados, mas com poucos já trabalhando e/ou devidamente motivados para tanto) mais Millenials (nascidos de 1981 a 1996) mais da Geração X (nascidos de 1965 a 1980) e das futuras Gerações Alfa e Beta, ainda não nascidos. Neste caso, a maioria destas Empresas acima - já exemplos vitoriosos de mudanças e de como lidar/liderar/motivar/surpreender e até aprender com as novas Gerações - já notaram as fundamentalidades das recontratações para tanto de muitos aposentados bem selecionados (“babies boomers”), desde que realmente pacientes, conhecedores reais, bem motivados, sociáveis, bons mestres e com boa saúde - seja em tempo integral ou mesmo parcial, diários – e que serão fundamentais para treinarem, motivarem, acompanharem sem fiscalizar etc. as Gerações X, Z e futuras Alfas e Betas, pois todas as Empresas atuais e futuras muito precisarão deles – gostem ou não - para continuarem e/ou sobrevierem e/ou prosperarem.

CONTUDO, a narrativa também se desdobra para mostrar que a até possível DERROCADA DO E-COMMERCE NÃO É UMA CERTEZA em curto prazo (pelos maiores custos, preços de vendas irreais, muitas fraudes, dificuldades com escolhas, faltas de pessoalidades. Também, os médios a grandes varejos e atacados físicos, industrias, transportadores e até fornecedores ainda priorizados por todos os físicos etc. se e quando realmente arrojados/batalhadores - podem reagir muito, novamente, rápido e pesadamente, contra tais E-Commerce a saber: 1) Mudar,  readaptar, copiar ou voltar a pensar como se fosse um pequeno comercio do interior, pois os principais Consultores citam que eles serão os menos prejudicados nestas lutas, ainda iniciantes, contra os E-Commerce Mundial e Local e seus entregadores rapidíssimos/muito eficientes, exatamente por suas capacidades de adaptações rápidas mais por quase que totais pessoalidades/amizades/prioridades pessoais nas compras mais pelas amplas possibilidades de escolhas e de práticas de promoções até diárias mais pelas entregas imediatas etc.; 2) Parar no pequeno e médio varejo, atacado e indústria etc. com a política insana e, claramente, até suicida de expansão de 01 a 02 novas lojas a cada 02 anos (sobretudo se via elevados endividamentos bancários ou similares) mudando-a para 03 a 06 novas lojas, mas a cada 05 anos, pois tal pressa acima muito prejudica os bons atendimentos; estressa os proprietários e sócios e famílias; desagrada e afugenta os bons funcionários; afasta/encarece itens para os bons clientes até já fidelizados e, em curto prazo, muito reduz os faturamentos e amplia os problemas; 3) Priorizar política expansionistas de novas lojas - até que normais, mas se a cada 05 anos - com recursos totalmente próprios (reter mensal e obrigatoriamente em fundo - especifico e imexível - de 10% a 30% dos lucros líquidos mensais, conforme seus volumes e efetividades, depois dos impostos pagos e das retiradas mínimas pelos seus donos ou sócios) e nunca via Bancos ou outras formas (inclusive societárias ou via acionistas). Nunca torne os Bancos espertos e os Governos expertos (nestes pelos impostos não pagos e ainda sujeitos a pesadíssimas multas e punições) EM SEUS SÓCIOS INVISÍVEIS E QUE POUCO TRABALHARAM PARA TANTO. Em muitos locais e situações, eles – junto com alguns fornecedores, trocáveis (mas já históricos e expertos e que sempre elevam seus preços/margens e que nunca recuam se dizendo insubstituíveis) terão até que serem encarados – sem dós - como inimigos dos teus negócios e não como amigos e parceiros (situação mais que normal e já até rotineira, sobretudo no interior, mas, se for o caso, compres até no grande E-Commerce para revenderes fisicamente em suas lojas). SEJAIS O DONO REAL DOS TEUS NEGÓCIOS; 4) Reduzir custos ao tornar cada loja uma espécie de médio Supermercado, deixando os consumidores a vontade para livres escolhas e livres cargas, mas, ampliando e melhorando muito os atendimentos nos caixas (todos, no mínimo, via códigos de barras); 5) Reduzir custos com estocagens mínimas para no máximo 07 dias, sobretudo se frigorificadas e/ou de hortifrutis etc.; 6) Fazer ofertas direcionadas e bem programadas em cada dia semanal e nos feriados sempre lembrando/educando os clientes (se possível via rádio local), ou seja: dia das carnes; dia do hortifrutis; dia das bebidas e similares; dia dos elétricos e eletrônicos; dia da limpeza etc.. 7) Realmente adequar, modernizar e tornar os ambientes de compra muito agradáveis, sendo os locais com bom ar condicionado, banheiros físicos super limpos e com músicas ambientes adequadas, baixas e com poucas propagandas internas; 8) Exigir, Votar por indicações e em grupos, bem Premiar e Expor os funcionários mais educados, bem barbeados, bem penteados, com roupas limpas etc. em campanhas dos tipos: Funcionários da Semana e/ou Funcionário do Mês; 9) Implantar -  premiadamente/reconhecidamente (de forma geral ou somente se com cumprimento real de metas anuais de vendas e/ou, sobretudo, de melhoras nos atendimentos e de atrações reais de novos  clientes, inclusive familiares/vizinhanças etc..) - um bom, e até bem mais barato,  Programa   de Pagamentos de 14º Salário Anual antes do Natal MAIS umas 02 cestas básicas por funcionário/família/ano - e em complementação/substituição aos eventuais PLR já distribuíveis (Obs.: Segundo diversos autores/consultores/mentores, os maiores problemas atuais de desinteresses e de sobras de cargos nos médios e grandes varejos é que eles, em geral, pagam muito pouco e exigem muito dos seus funcionários, sobretudo dos mais jovens, alguns já até formados e/ou da Geração Z. Na maioria dos casos, por política errôneas do Departamento de Pessoal, que não fala ou que, absurdamente, não aceita opiniões internas do Departamento Financeiro nem do Marketing. Em geral, segundo eles, a maioria dos médios e grandes varejos físicos do País pagam a 80% dos seus funcionários apenas 01 SM/mês e 20% com 02 a 03 SM. Quase sempre, nestes casos, esta política ainda isolada de pagamento do 14º Salário anual, ou proporcional, já amplia bastante os interesses mais as  boas intenções e os futuros bons trabalhos dos candidatos); 10) Implantar, como na sugestão acima, um bom programa mensal de pagamento indireto e adicional, como incentivos/premiações, aos melhores funcionários na forma de cesta básica FAMILIAR, ou similares conforme o ramo e o negócio (não por Vale Alimentação apenas pessoal e já obrigatório por mês ou pelo Programa/Sistema PAT) e representando, no máximo, um acréscimo, somente físico = alimentos etc.. equivalente de 15% a 30% do Salário bruto ou líquido de cada funcionário); 11) Assim, reduzir até com ressuscitações e renovações das lojas físicas e com atendimentos mais pessoalizados mais com ressuscitações dos atendimentos/soluções telefônicas físicas e não mais por IA ou “chatbots” impessoais do varejo eletrônico/digital e que ninguém suporta mais; 12) Intensificar os pagamentos por carnês, até já incluindo seguros por inadimplências etc.; 13) Estabelecer,  Renovar ou Intensificar os recebimentos diversos (agua, luz, carnês, internet, impostos etc..), se possível também contas e haveres de grandes bancos físicos e que também procuram de todas as formas voltarem a sobreviver/ampliar/recompetir/realmente fidelizar devido aos também  intensivos ataques e concorrências dos bancos digitais, todos atuando como se fossem E-Commerces bancários (tudo como nas lotéricas atuais)pagamentos por carnês, até já incluindo seguros por inadimplências etc.; 14) Estabelecer/ressuscitar novos convênios para muitos tipos de pagamentos dos tipos que, realmente, atraem clientes, desde que com seguranças locais adequadas (não fica tão cara, pagar equipe de segurança armadas por 24 horas); 15) Estabelecer/ressuscitar novos convênios para  trocas/resgates de dinheiro em “cash” dos tipos PIX Saque ou  PIX Troco ou BB Cash” ou “BB Saque Móvel” ou “CaixaAqui” ou Banco 24 horas; 16) Utilizar muito mais as ferramentas comerciais de marketing diretos reais (cuidados com agências de marketing/propagandas preguiçosas/ultrapassadas/já claramente sobrecarregadas etc.; idem de propagandas e promoções/premiações intensivas apenas em rádios locais/regionais; idem de inúmeras promoções de itens tocáveis/escolhíveis/realmente promocionais (até trocáveis e/ou até recondicionados, de futuro) e do tipo “black friday” etc.

Por outro lado, já sabe-se que todos dos E-Commerce estão bem se preparando, pois já sabem que uma nova era de competitividades físicas pode surgir, ou precisa surgir rápido, desde que haja uma reavaliação profunda, continuada e real mais um entendimento renovado sobre o que realmente significa VENDER, ENTREGAR e GARANTIR/TROCAR no novíssimo Mundo de hoje (com as pessoas fugindo dos grandes centros MAIS já com as gigantes inseguranças locais MAIS com a já grande escassez de mão-de-obra bem preparada e, realmente, interessada em cumprir suas metas mais das empresas).

Assim, prepare-se também para uma gigante e difícil nova jornada fundamental e estratégica de repensar, reprogramar e de agir, agora proativa e incessantemente e sem novas mentiras/enganações consultoriais/mentoriais apenas “power-point” (inclusive pelos órgãos oficiais e entidades apoiadoras), onde as linhas entre ameaças e oportunidades se confundem, e as soluções propostas são tão atuais, quanto os desafios que já enfrentamos antes e doravante.

Trata-se, então, “tal meu livro abaixo de um CONVITE à reflexão imediata para as mudanças empresariais que se fazem fundamentais, já a partir deste momento, e como numa reação a um chamado para aqueles que, realmente, desejam não apenas sobreviver, mas prosperarem em um novo mercado ainda mais desafiador, em constante evolução e em que poucos antigos e teimosos sobreviverão”.

Vide MEU recente LIVRO DETALHADO ACERCA: “FUTURO dos E-Commerce: Ameaças ou Oportunidades”? (apenas e-book com 136 páginas) EM: https://a.co/d/1UuG2hp  

Aproveites para também apreciares, consultares e aprovares meus demais 05 livros (e-books curtos e com até 140 pg.) também publicados recentemente pelo site Amazon, sendo mais 01 livro de Gestão Empresarial Moderna e Fundamental (Geração Z nas Empresas) mais 04 romances curtos de autoajudas/motivacionais. Acesses em:

1) Geração Z nas empresas - Problemas ou Soluções:  https://a.co/d/dfp4uxx ;

2) Pedacinho de mim MEU ANJO em português:  https://a.co/d/3Sochvd ;

3) Pedacinho de mim em inglês – “A lovely LITTLE PIECE of Me: MY ANGEL”: https://a.co/d/gWYy4rK ;

4) Procurando por Mim “Pai biológico Amado, mas Ausente": Os muitos DILEMAS contra Doações e Recepções de Sêmen: https://a.co/d/9AtImrT ;

5) Meus Pets, Minha Paz, Nossas Lutas – Em finalização.

MUITÍSSIMO GRATO PELAS LEITURAS E DIVULGAÇÕES.

FIM

Este diagnostico legal pormenorizado não oficial nem público - apenas pessoal e sem quaisquer influências externas -, mas concorrencial e exclusivo, somente pode ser complementado via contatos e pedidos pelo e-mail: [email protected] .

Brasília (DF) e Porto Seguro (BA) em 20 de novembro de 2025

Grato pelas Leituras, Analises e Compartilhamentos.

 “VIVAMELHOR AMBIENTAL A BRAZIL THINK TANK” (a modern and faster socioambientalist/green & susteinable Energies Brazilian “think tank).

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7