CI

Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP)


Gustavo Fonseca de Almeida

Continuando com o raciocínio, para que se torne possível selecionar animais com base em suas expressões fenotípicas, devemos realizar mensurações nos animais de maneira mais apropriada o possível para que os dados obtidos, utilizados futuramente na comparação entre animais, sejam os mais exatos e verdadeiros.

Todos os animais nascidos na propriedade devem ser identificados e pesados conforme critérios pré estabelecidos, permitindo, dessa maneira, utilizar os dados como ferramentas na determinação da genética mais eficiente da propriedade e que deve permanecer no rebanho.

As inscrições dos animais no CDP se dão mediante a apresentação do próprio relatório das pesagens, devidamente preenchido, conforme as associações de raça determinam, assinados pelo criador ou seu empregado.

A seguir serão citadas as etapas das pesagens fundamentais para a realização de estudos comparativos entre animais a fim de determinar quais se destacam perante o grupo em avaliação, conforme o sistema decriação.

· Peso ao nascer (pn) - A informação do peso ao nascer é opcional; varia conforme o sistema de produção e a intensidade de seleção que o programa estiver exigindo. Quando feita, deverá ser tomada até, no máximo, 48 horas após o nascimento do animal devido a perca de peso, comum aos animais, diretamente relacionado ao trauma e estresse causados pela troca de ambientes pós parto. Na impossibilidade de se avaliar o peso logo ao nascimento, deve-se utilizar o peso médio da raça ao nascer.

· Peso à Desmama, Ano e Sobreano - Nos relatórios de pesagens devem constar, obrigatoriamente, além do peso observado, informações que permitam a formação de lotes ou grupos de animais que possam ser comparados entre si, ou seja, essas informações devem permitir a identificação posterior dos animais pertencentes ao mesmo grupo de manejo. Para que diferenças observadas e medidas entre animais expressem, no mais alto grau possível, diferenças genéticas reais, é imprescindível que todos os animais recebam o mesmo manejo e sejam proporcionadas oportunidades iguais aos animais em teste.É impossível oferecer essa padronização de ambiente dentro de uma mesma fazenda em um mesmo ano. Por isso, é muito importante identificar, com a maior exatidão possível, qual o lote ou grupo de animais que podem ser realmente comparados entre si.Apenas o criador, auxiliado por sua equipe, é quem pode definir claramente os grupos. Quando for determinar pesagens à desmama, ao ano, e ao sobreano, deve-se incluir no CDP qual o regime alimentar fornecido ao rebanho em estudo, além de seu grupo de manejo.

Para que se possa alcançar uma padronização de dados coletados, deve-se criar formas de classificar os grupos contemporâneos conforme suas condições decriação, regime alimentar e grupo de manejo. O produtor sabe que dentro de um mesmo regime alimentar existem diferenças consideráveis em função do tipo de gramínea, consorciação com leguminosas, pastagens nativas ou cultivadas, estágio vegetativo, aguadas e uma infinidade de outras características ambientais que interferem, sensivelmente, no desempenho produtivo dos animais. Assim sendo, o criador é, sem sombra de dúvida, a pessoa mais capacitada para definir os vários grupos de manejo existentes na propriedade. As pesagens devem ser realizadas 50 dias antes ou até 50 dias depois da idade padrão considerada, respeitando a necessidade de se fazer jejum total de, no mínimo 12 a 14 horas antes de serem coletados os dados de peso dos animais devido ao fato dos bovinos apresentarem grande volume no aparelho digestivo, sendo que a quantidade de líquido e alimento contidos nele, interferem no peso medido do animal (CARVALHEIRO et al, 1998). Nos programas de avaliação genética no Brasil, em função dos pesos ajustados à desmama, ano e sobreano (204, 365, 550 dias), conforme as datas de pesagens dos animais, de fácil realização por técnicos, proporciona-se determinar índices comparativos dentro de rebanhos, que nada mais são que resultados de testes de desempenho individual e coletivo ( grupo contemporâneo), para que se possa determinar os melhores animais daquele grupo dos que oram submetidos ao teste comparativo. São os chamados Índices de Peso calculado no Grupo Contemporâneo(IPGC). O IPGC é o dado mais importante usado como ferramenta de seleção dentro de rebanhos. Ele indica a performance de cada animal, comparando-as com a média do grupo em estudo. Considera-se 100 o valor do peso médio do grupo contemporâneo. Por meio desse índice é possível saber se o animal está acima ou abaixo da média dos outros animais, selecionando os animais que estiverem acima da média e descartando-se aqueles abaixo dela.

Deve ficar claro que este método não permite a comparação de animais entre diferentes grupos de contemporâneos e, por tanto, de diferentes rebanhos.

IPGC = (PC indivíduo / média PC do grupo contemporâneo) x 100, em que: PC indivíduo é o peso ajustado (205, 365, 550) de cada animal.

Por hoje é isso meus amigos. Na proxima semana irei falar a respeito de testes de performance/ Provas de ganho de peso, suas características avaliadas, vantagens e desvantagens.

Bom começo de semana para todos e que Deus esteja conosco.

See you later, mate!!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.