FONTES: FAEP/SEAB/DERAL/CONAB/EMBRAPA/ OCEPAR/EMATER/SCOT CONSULTORIA/IPEADATA
Esta tabela tem o intuito de demonstrar a queda de renda dos produtores ocorrida após 2004, o impacto no PIB do Paraná, os prejuízos na atual safra e a correlação destes prejuízos com política cambial do governo.
Custos - Foram utilizados os custos operacionais médios referentes a 2005, período em que os produtores desembolsaram recursos para a compra de insumos e o plantio da atual safra.
Comercialização - Os preços médios recebidos pelos produtores referem-se ao mês de abril de 2006, período de fim de colheita e que concentra a comercialização da produção da safra 2005/2006. Dados 2004 SEAB/IPEADATA.
Câmbio - A queda de renda do produtor tem forte correlação com a taxa de câmbio desajustada, pois as commodities têm preço internacional definido em dólar. Na safra 2004/2005 os produtores plantaram com custos atrelados ao dólar em R$3,10 e colheram/comercializaram sua produção com o dólar a R$2,60. Na atual safra os produtores plantaram com dólar a R$2,40 e estão colhendo/comercializando com dólar em R$2,10.
Perdas no Paraná - Os prejuízos acumulados na agropecuária paranaense desde 2003 chegam a R$ 9,7 bilhões, quase um terço do Valor Bruto da Produção daquele ano, que foi de R$ 32,7 bilhões. O montante representa também 32% das perdas nacionais, de R$ 30 bilhões, e equivale à perda de uma safra inteira de soja e de milho.
*Custos operacionais - Para produtores com eficiência média. Dados oficiais da CONAB: custo para produtores com produtividade na soja: 2.700kg/ha, milho: 6.000kg/ha e trigo: 2.250kg/ha. O custo da arroba (15kg) do bovino de corte refere-se para a criação com engorda a pasto.
Preços Mínimos - Segundo a Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM, os produtores deveriam receber o custo de produção acrescido de 30% para sua manutenção na atividade e manter a segurança alimentar do país.
Inflação
A inflação acumulada entre janeiro de 2004 e abril de 2006 foi de 12,6% (INPC) .
Gasolina
Em 2004, custava em média R$2,06 por litro e hoje custa R$2,60, representando aumento de 26%.
Diesel
Custava R$1,46 em 2004 e é vendido hoje por R$1,80. Aumento de 23%.
Queda nos preços agrícolas
O Índice de Preços no Atacado Agrícola do IGP-M acumula em 12 meses variação negativa de 14,01%.
Conclusão
Todos os índices que medem a inflação e os preços dos produtos não-agrícolas apresentaram aumentos significativos, enquanto que os preços recebidos pelos produtores tiveram forte queda e os preços de alimentos registraram deflação.