CI

Empresas familiares - Cases x Lição de casa - IX


Prof. João Mariano
CASE IX : uma grande metalúrgica, ligado ao setor rodoviário, os dois irmãos romperam e um deles assumiu a diretoria administrativa, enquanto o outro ficou fora do negócio alguns anos, porém fazendo retiradas mensais. O pai, tentou resolver sozinho o conflito entre os filhos, mas durante mais de 10 anos não teve sucesso.  Felismente, com intervenção externa, de uma pessoa com grande habilidade na gestão de conflitos e que havia ganho a confiança da família, os irmãos tiveram um primeiro entendimento, o que estava fora da empresa, retornou e assumiu a parte industrial do negócio, enquanto o outro permaneceu na administração.  Atualmente, já conseguem dialogar a nível de gestão do negócio, que tem várias unidades e mensalmente discutem os resultados, junto com a Diretoria, que está sendo profissionalizada.

Pode-se considerar como FATO que entre irmãos surgem conflitos, de dimensões diferentes, em épocas diferentes, que trazem reflexos positivos ou negativos nas relações familiares, independente da vontade do patriarca, dos pais, mães e outros parentes bem intencionados.

Conviver com os conflitos gera desgastes de todas as naturezas, relações são destruídas, amizades são cortadas, famílias são divididas em facções que se tornam inimigas, irmãos passam a ser odiar e até agressões de todos os tipos podem ocorrer.

Um fator que gera conflitos é a confusão entre papéis familiares, pessoais e profissionais no dia-a-dia.

Lições de casa:
1. As soluções de conflitos familiares são mais rápidas quando se buscam mediadores externos não envolvidos nas relações pessoais com as pessoas que fazem parte do negócio.  Entre as opções de se escolher mediadores profissionais ou conhecidos, recomendamos os primeiros, por serem mais experimentados na lida com problemas de negócios familiares e gerar uma solução neutra ao negócio e sentimentos envolvidos.

2. Os custos de todas as naturezas, pessoais, financeiros, desgastes nas relações, aumentam proporcionalmente ao tempo dispendido na solução dos conflitos existentes.  Situações conflitantes que levam décadas para serem resolvidas deixam marcas impagáveis nos envolvidos, são como tatuagens da alma e do coração.

3. Agilizar decisões que possam gerar soluções é uma boa prática que irá reduzir a “dor pessoal” em relação ao conflito e trazer “nova luz” ao clã familiar. Uma ferramenta que indicamos é adotar o processo de separar ATIVIDADES/RESPONSABILIDADES/AUTONOMIA por função, seja esta oficial ou “não oficial”, existente na empresa, de forma que aquele familiar que alí está, terá algo para fazer, uma responsabilidade e uma autonomia e estará fazendo parte do esforço conjunto para melhorar resultados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.