CI

Fazenda precisa de dono


Rafael Barros Correia

Eu ando muito pelo nosso pais, conhecendo muitas propriedades, em diversos ecossistemas e modelos de produção, vizinhas de cerca e não conseguia entender como umas tinham resultados tão positivos e outras estavam simplesmente  a venda.

E me deparei com algo comum entre elas, as que tinham o maior resultado financeiro ao se apurar os resultados no final de safra, eram as que o dono, tinham atitude de dono, e isso não tinha nada haver, com nível de escolaridade, quantidade de chuva, recursos financeiros, era apenas a atitude de dono, dos proprietários.

Atitude de dono, é estar por dentro do que acontece em suas propriedades, cansei de ver fazendeiro que não sabe nem o rebanho que tem, e olhe que não são poucos, se fizermos um paralelo com o dono do mercadinho do bairro, aposto que ele tem mais informações do seu negócio, que um pecuarista acerca da sua atividade pecuária.

Ganhar dinheiro não é sorte , é atitude, não adianta mentalizar esse ano vou produzir mais, se não levantar o traseiro do assento e promover a mudança, conhecer os números, levantar dados , fazer o planejamento anual.Isso deveria ser o mínimo que o produtor poderia fazer, atribuir sempre seus pífios resultados a conjuntura do ano agrícola, não é desculpa, é dever do produtor criar condições que promovam o desenvolvimento da sua atividade, não interessa se você faz cria, recria e engorda ou ciclo completo, tem espaço para todos ganharem dinheiro.

Seu patrimônio tem que rentabilizar, devemos ter sempre a visão dinâmica e econômica de nosso negócio, pelo menos é essa a minha visão. Como diz o ditado “ Vaca de leite não dá leite é preciso tirar", é preciso ter o mínimo de conhecimento de conceitos administrativos, saber o potencial produtivo da sua atividade e saber onde você se encontra nesse momento no seu negócio.

A pecuária pode ser um péssimo negócio para uns e um excelente negócio para outros, a diferença está na atitude de dono.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.