CI

Ferramentas que alinham propósitos na motivação de equipes


Opinião Livre

por Alfredo Ucha*

Para o filósofo e educador Mario Sérgio Cortella, a motivação é "uma porta que só abre pelo lado de dentro", ou seja, um movimento interno que precisa partir do indivíduo ao mesmo tempo que pode diminuir pela falta de reconhecimento externo.

Como, então, chegar a um equilíbrio para incentivar a cultura organizacional e manter as equipes motivadas e participando ativamente no desenvolvimento da empresa? Pela motivação extrínseca, relacionada a fatores externos, passível de ser identificada pelos gestores responsáveis e de ser estimulada por ações coordenadas entre Recursos Humanos, Comunicação e Gestores.

A competência comportamental é tão importante para a produtividade quanto a competência técnica. Entender e estar alinhado aos valores da empresa é o que hoje reconhecemos como propósito, que já se provou ser um diferencial no crescimento de gigantes no mercado.

Na IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, manter colaboradores com propósito e motivados é um diferencial. Aqueles talentos que estão engajados com as crenças e valores da empresa e que buscam por melhorias nos processos administrativos e industriais são reconhecidos por meio do programa de excelência Yushu.

O Yushu foi criado para reconhecer os colaboradores em duas frentes: melhorias de processos e/ou resolução de problemas e reconhecimento por comportamentos que reflitam as crenças e os valores da empresa e que estejam de acordo com as atitudes da nova era IHARA - ousadia, ambição, protagonismo, agilidade e confiança.

Os participantes utilizam o aplicativo do programa, disponível na Apple Store ou no Google Play e escolhem a categoria a ser indicada: melhoria de processos e/ou resolução de problemas e reconhecimento dos comportamentos. Então acompanham na palma da mão as informações e status do registro.

No primeiro, o colaborador pode inscrever projetos que geram ganhos financeiros, produtividade e/ou inovação em processos administrativos ou produtivos. Se implementados e aprovados pelo comitê multidisciplinar, o colaborador recebe pontos que, somados, podem ser resgatados por vale-compras, que são determinados de acordo com a pontuação estabelecida num catálogo de recompensas do programa.

Já na categoria reconhecimento por comportamento, o colaborador indica um colega de trabalho por mês (pode ser seu gestor, colega de área ou de qualquer outro setor da empresa), com base em comportamentos que refletem as Crenças e Valores da empresa e as atitudes da nova era da IHARA. Os colaboradores de maior destaque no mês participam de eventos especiais, como Café da Manhã com a Alta Gestão.

O Programa busca incentivar, de forma mensurável, aqueles colaboradores que fizeram a diferença, com indicações dos próprios colegas, e também de forma palpável para além de elogios.

A nossa gente se dedica ao trabalho com energia, tem iniciativa, criatividade e paixão por desafios, por isso, estamos cultivando o espírito de dono do negócio em cada deles! Além disso, acreditamos que a capacidade humana é ilimitada e que é possível nos desafiarmos sempre. O programa Yushu vem ao encontro disso tudo, pois permite com que as pessoas sejam recompensadas adequadamente.

A IHARA continuará investindo constantemente em seu maior patrimônio, que são as pessoas. E, com toda certeza, isso se reflete na confiança que a empresa representa para o agronegócio brasileiro!

* Alfredo Ucha, formado em Direito com pós graduação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, é Gerente de Desenvolvimento Humano, Compliance e Riscos da IHARA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.