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Formulando estratégias no agronegócio


Gabriel Colle

Um dos grandes desafios de quem atua no segmento do agronegócio é a formulação de estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da organização. 

Segunto Porter, a análise estrutural é a base fundamental para a formulação da estratégia competitiva e um suporte básico para qualquer construção de planejamento de curto, médio e longo prazo. O mesmo autor reforça que existem cinco forças competitivas para o estabelecimento de estratégias em qualquer setor da economia, mas é claro que nosso foco aqui no texto é com relação as empresas do agro. As forças são as seguintes: entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes.

Fica muito claro ao analisar os conceitos de Porter, que se faz necessário um amplo estudo a respeito de cada uma dessas forças, pois se não forem bem compreendidas poderão colocar em risco toda a estratégia da empresa, levando a prejuízos incalculáveis e em muitos casos ao fechamento da empresa, abrindo espaço para a concorrência crescer ainda mais.

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