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Geração X, Y, Baby-Boomers ou tradicionais - Como você os lidera?


Eleri Hamer
Para obter o resultado que deseja, além do perfil psicológico, habilidades e competências, o líder precisa observar outros aspectos em seus liderados e nele próprio. Dentre eles está a data de nascimento.
O histórico faz de nós pessoas diferentes, mesmo que tenhamos origens familiares idênticas. É exatamente o ambiente em que nascemos e a maneira como ele age e gera pressão sobre nós, através de variados estímulos, moldando-nos, é que nos torna pessoas com características particulares.
A preocupação dos especialistas em torno do assunto tem um motivo importante. Pela primeira vez na história do mercado de trabalho a amplitude da faixa etária está além dos 40 anos. Ou seja, o mercado de trabalho está absorvendo desde pessoas jovens (16 a 25 anos) até as mais experientes (65 a 90 anos).
Segundo um estudo da Escola de Administração de Empresas de Navarra, Espanha, e publicada pela HSM Management n0. 70 é fácil perceber que estamos diante de um quadro histórico único onde temos praticamente quatro gerações trabalhando juntos, com aspirações e modelos de formação completamente diferentes.
Para os autores, somente a compreensão do contexto em que seus membros cresceram, como as tendências culturais às quais estiveram expostos e as mudanças políticas e sociais por que passaram permitirá entender por sua vez, o que os motiva e o que são capazes de oferecer.
Para entendermos melhor a relevância da discussão e os respectivos atributos, tem-se a geração dos tradicionais, que nasceram antes e durante a 2ª. guerra mundial, até 1950 no máximo. Apresentam como características o respeito pela hierarquia e a autoridade, são muito dedicados, demonstram espírito de sacrifício e uma perspectiva prática das atividades.
A geração Baby-boomer que vêem na seqüência, são oriundos da explosão de nascimentos logo após a 2ª. guerra mundial, ocorrido nos Estados Unidos, nascidos entre 1951 e 1964. Segundo o estudo, tem uma perspectiva otimista, possuem foco em suas atividades, mas ao invés do respeito pela autoridade existe uma relação de amor e ódio. Preferem a liderança por consenso e trocam o sacrifício pela automotivação.
A geração X, por sua vez, que compreende os nascidos entre 1965 e 1983, viveram os momentos cruciais da guerra fria e como argumentam os autores, acompanharam a decadência dos últimos grandes estadistas, além de serem marcados pelo surgimento da AIDS, alterando o posicionamento ideológico e social.
Por isso, ao contrário da geração anterior, são mais céticos e preferem o equilíbrio profissional, tenham certo desinteresse pela postura de autoridade e como papel preponderante de liderança reconheçam a competência ao invés da hierarquia ou do consenso, das gerações anteriores.
O grande destaque está na geração Y que começa a entrar em grande escala no mercado de trabalho. É uma geração que somente conhece a democracia, já nasceram com a internet, o celular, pelo menos 200 canais de televisão com possibilidades de escolhas variadas, mas principalmente acostumados com a mudança contínua e rápida.
Normalmente são profissionais alegres, gostam de desafios, são seguros de si (às vezes um pouco prepotentes), e cheios de energia.
O estudo destaca que os Y são silenciosos e contundentes, parecem saber exatamente o que querem. Não reivindicam: executam a partir de suas decisões, dos blogs e dos SMS. Vivem em redes sociais virtuais. Não polemizam nem pedem autorização: agem.
Já se acostumaram ao bombardeio de imagens, à informação imediata e visual, à realidade em 3D. Não desenvolveram a paciência e a laboriosidade, e sim o “já” e o “agora”.
Por esses motivos, os integrantes dessa geração gostam de trabalhar por objetivos, sem procedimentos (o como fazer) estáticos, que devem ser deixados por sua conta e há obrigação em vincular o seu salário à conquista de suas metas, permitindo que possam conciliar a vida profissional com a pessoal.
Assim, compreenda a você, conheça bem a sua geração e as pessoas das gerações que serão lideradas, para somente então definir as suas estratégias.

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