CI

Nota dez para o agronegócio – I


Vinícius André de Oliveira
Não é a primeira – e provavelmente não será a última – vez que o agronegócio me motiva a escrever. Não por acaso o setor é um orgulho para todos os brasileiros, pois a cada ano contribui para o crescimento do PIB brasileiro, ou pelo menos impede que caia ainda mais como vem acontecendo nos últimos anos.
Representando cerca de 23% do PIB nacional, o agronegócio se aprimora e busca sempre inovação contínua o que sustenta, só para citar um exemplo, uma previsão da balança comercial para o setor em 2014 de 100 bilhões de dólares. São muitos os números positivos: aproximadamente 94 mil empregos formais foram criados no ano passado contribuindo para a geração de renda. O VBP (valor bruto da produção) deve ser de R$450,8 bilhões o que representa aumento de 6,1% em relação ao ano de 2013.
A previsão para o crescimento do PIB do agronegócio em 2014 é de 3,8% - alguns analistas consideram crescimento de 2% por conta da escassez de chuvas em regiões importantes, e será divulgado somente no final de março.
Além disso, o Brasil ficou entre os dez maiores produtores e exportadores mundiais de grãos e carnes no ano que passou, comprovando toda a eficiência e desempenho positivo de todos os que se dedicam no dia a dia do campo buscando não somente gerar riqueza para o país como também garantir a segurança alimentar dos brasileiros e contribuir para que o mundo possa contar com uma produção que atenda a demanda, que é crescente.
Portanto, deixo aqui mais uma vez minha admiração por esse setor que contribui tanto com a economia e que fechou o ano com nota máxima. No próximo texto comentarei o desempenho de cada cultura individualmente. Até lá!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.