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O Novo Empresário Rural


Rogério de Melo Bastos
Os empresários rurais devem observar a importância de uma gestão do negócio rural focada nos aspectos do mercado, desenvolvimento de pessoas e uso de ferramentas de gestão apropriadas.

As macro-tendências mundiais nos negócios tem-se dado em função das mudanças nos padrões de competitividade com incorporação rápida e crescente do conhecimento, da tecnologia, da inovação e da qualidade dos recursos humanos, como fatores decisivos de diferenciação competitiva, além da introdução dos valores ambientais e da qualidade dos serviços e produtos nas disputas comerciais,  a revolução científica e tecnológica com os grandes avanços da informática e da biotecnologia, além das inovações gerenciais e institucionais, base da chamada nova economia, vem  gerando mudanças importantes nos processos produtivos e nos produtos.

Outro fator importante e que merece destaque é o de que economias emergentes e com grande poder de consumo não só pela quantidade de habitantes, mas por que têm conseguido diminuir os índices de pobreza absoluta, com destaque para a China e Índia está ocorrendo uma reorganização no cenário do comércio internacional em especial no que se refere a produção de alimentos, provocando tímidas, mas importantes, tentativas de alterações na regulação do comércio entre nações como a eliminação ou diminuição gradual dos subsídios agrícolas concedido pelos países ricos aos seus produtores rurais.

Estes fatos também vêm proporcionando alterações no comportamento empresarial no mundo globalizado, em especial na relação do trabalho onde as empresas buscam estabelecer parcerias com seus colaboradores, enfatizando a importância da excelência pessoal e não apenas a excelência profissional, por que as pessoas excelentes são profissionais excelentes.  Com este novo comportamento os empresários  se dão conta que o poder está no cliente e não mais nas organizações e o conhecimento se valoriza quando se transforma em sabedoria.

Daqui para frente qualidade não significa fator crítico de sucesso, mas quem não a tem certamente terá insucesso, por que qualidade é premissa de qualquer negócio. Como a qualidade não é mais reconhecida como diferencial para o consumidor, este agora, está buscando outras informações sobre o produto como a sua origem certificada, que processos foram utilizados desde a produção até o momento da chagada na gôndola do supermercado, e se tal produto não agrediu de alguma forma o meio ambiente em alguma etapa de produção.

Diante destes aspectos aparece o Brasil como o país de maior perspectiva para tirar proveito desta nova ordem mercadológica e de comportamento dos consumidores, pois possui fronteiras agrícolas a serem exploradas sem que haja necessidade de desmatamentos ou prejuízos ao meio ambiente.

Todos estes fatores e perspectivas favoráveis não são garantia de sucesso ao empresário rural, por isso ele não pode descuidar de alguns aspectos importantes na gestão de seu negócio. 

Acompanhar as tendências comportamentais do empresário no mundo globalizado também faz parte do novo comportamento do empresário rural de sucesso como, por exemplo: capacitar-se, para o exercício da liderança junto aos seus colaboradores, prover a capacitação de seu grupo, estabelecer regras e procedimentos para seleção, recrutamento e crescimento dos colaboradores, identificando as competências, habilidades e atitudes requeridas para cada função e, ainda, planejar a sucessão a fim de garantir a continuidade do empreendimento, faz parte das boas práticas de gestão do empresário rural.

Outro aspecto que se há de considerar é que Mulheres  estão se destacando como gestoras de empreendimentos rurais justamente porque chegam com este comportamento, com esta visão de distribuir as tarefas para os colaboradores de acordo com as competências e habilidades de cada um.  Quanto à gestão financeira do empreendimento as mulheres estão se capacitando e tomando para si esta responsabilidade extremamente importante em qualquer empreendimento.

Quanto às informações gerenciais e ferramentas de gestão, que constituem um conjunto de Boas Práticas de Gestão e que tem garantido a diferença no sucesso entre os empresários rurais que exploram atividades iguais, sujeitas às mesmas leis de mercado, intempérie, custos, etc. tornando-os fortes e competitivos.  Quem são os fortes? Não são necessariamente os grandes produtores, mas àqueles que mantêm o equilíbrio financeiro através do controle do fluxo de caixa, investimentos compatíveis com a produção, conhecem o custo de produção de todos os seus produtos, planejam a comercialização, estabelecem parcerias eficazes com clientes e fornecedores e fazem uso de planejamentos e estratégias de seus negócios.

Outro aspecto importante e que constitui uma Boa Prática de Gestão é a melhoria do ambiente de trabalho através a implantação do programa 5S ou DeOLHO na Qualidade do Sebrae. Como os gestores e colaboradores dedicam a maior parte dos seus dias de trabalho dentro da empresa rural, este programa proporciona com seus resultados uma melhora significativa na qualidade de vida e aumenta sensação de bem-estar  de todas as pessoas envolvidas no empreendimento.

Finalizando , todas estas práticas devem promover resultados que devem ser medidos e monitorados pelo gestor, acompanhando o desempenho e promovendo ações corretivas e de melhorias do sistema de gestão, afim de que ele possa fazer da sua empresa o melhor lugar para viver e ganhar dinheiro.

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