Tudo parece tranquilo na propriedade, todos trabalhando, o negócio indo bem, com bons resultados, produtividade crescendo a cada safra, aumento de extensão de área de plantio, energia e investimentos todos voltados ao crescimento. Até que de repente a rotina é quebrada com algum acontecimento inesperado, surgindo as dores de cabeça e problemas que por vezes ameaçam a própria saúde financeira.
Problemas como autuações fiscais, ambientais, trabalhistas, quebra de contratos, reclamatórias trabalhistas, excesso de chuva, estiagem e falecimento do gestor rural são apenas algumas das situações que o negócio rural pode passar e entrar em risco.
Temos uma crença pelo otimismo, de que nada de ruim acontecerá, mas, no entanto, enfrentamos dificuldades diariamente e nem sempre a fé e a dedicação a um ser superior, são suficientes para evitar grandes problemas. É preciso atitude, profissionalismo e principalmente prevenção.
Existe uma frase onde diz que o custo de tratar a saúde é infinitamente menor do que tratar a doença. E no mundo dos negócios não é diferente. Proteger a negócio rural e evitar conflitos tem custo muito menor do que reagir aos problemas quando eles aparecem. Então, quanto você tem investido na proteção do seu negócio rural?
Você vive o dia a dia em um meio altamente especializado, com empresas, cerealistas, vendedores, corretores, fiscais, todos dependentes e buscando participar de uma parcela da produtividade e do trabalho desenvolvido na propriedade rural, e, em não raras situações, se vê explorado em virtude da informalidade e do improviso.