CI

Tecnologias avançadas para produzir alimentos sustentáveis em larga escala


Philippe Ryser

Em 2050, o mundo precisará alimentar quase 10 bilhões de pessoas. Portanto, produzir mais é uma necessidade inevitável. Abertura de novas áreas para a agropecuária seria o caminho mais fácil. No entanto, esse mundo futuro que precisa de mais alimentos, também necessita frear as mudanças climáticas com urgência. A agricultura sustentável permite o aumento de produtividade, otimizando o uso da terra, sem a necessidade de abrir novas áreas – mitigando emissões de gases de efeito estufa e aumentando a resiliência climática. Sistemas e métodos sustentáveis são conhecidos, mas hoje apenas 5% dos produtores adotam as práticas disponíveis. Faltam assistência técnica e recursos financeiros para financiar essa mudança. Comportamentos errôneos no campo abalaram a imagem da agricultura brasileira no exterior. Trazer de volta os investidores externos será uma construção que precisa ser baseada em confiança. Confiança essa que não passará por informações autodeclaradas, mas sim por informações monitoradas, reportadas e verificadas. 

Nesse sentido, apresentamos, na semana passada, no II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF 2021), o TrustScore: uma plataforma tecnológica disruptiva, inédita, e 100% brasileira. O TrustScore, pela primeira vez, mensura o nível de sustentabilidade em larga escala de propriedades rurais e de processos produtivos agrícolas no País. O TrustScore é uma plataforma tecnológica de MRV – Measurment, Reporting e Verification diferente das certificações ou auditorias tradicionais, que verificam apenas alguns parâmetros pontualmente no tempo e no espaço. Monitora continuamente as fazendas e os processos produtivos. Isto é, a solução analisa as propriedades de forma global – sem se basear em amostragens – de forma contínua e sistemática. Sem utilizar autodeclaração. Para isso, a solução utiliza as mais avançadas tecnologias do mercado – como satélite, sensores, internet das coisas (IoT), blockchain, entre outras, monitorando as propriedades durante os 365 dias do ano.

Um grande avanço do TrustScore será a integração ao SAFF (Sustainable Agriculture Financing Facility ou Instrumento Financeiro para Agricultura Sustentável). A iniciativa foi apresentada, tendo o TrustScore como base, ao concurso internacional The Lab no início de 2020. O SAFF ganhou o concurso, o que possibilitará a criação de fundos verdes SAFF – e terá como objetivo fornecer recursos financeiros e técnicos de longo prazo, de baixo custo e flexíveis, para pequenos e médios agricultores implementarem tecnologias agrícolas sustentáveis (TAS). As principais TAS serão os sistemas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), aumentando a área com adoção da tecnologia e criando resultados socioeconômicos e ambientais.

A implantação de TAS gera benefícios socioeconômicos e ambientais, porém, muitas vezes, envolve grandes custos iniciais e requer assistência técnica qualificada. Os fundos SAFF, que serão lançados em breve, superarão esses obstáculos porque, além de receberem recursos para os financiamentos, também disponibilizarão assistência técnica aos agricultores. O primeiro fundo SAFF será lançado em junho deste ano. Os fundos terão como objetivo selecionar as propriedades sustentáveis, para que elas tenham acesso aos recursos com juros diferenciados, e que também possam monitorar o processo produtivo, garantindo que o compromisso com a sustentabilidade se mantenha. 

Resumidamente, os fundos SAFF funcionarão da seguinte maneira: os agricultores firmarão um acordo contratual com a gestora. Para se habilitar ao crédito, o produtor rural deverá ter iniciado o processo de Certificação da Agricultura Sustentável TrustScore, garantindo as melhores práticas e qualidade ambiental e social, incluindo o cumprimento da legislação ambiental. Os empréstimos permitirão um cronograma de reembolso flexível. A assistência técnica, então, será fornecida como parte do acordo para reduzir os riscos – e aumentar a lucratividade dos investimentos em tecnologias sustentáveis.

A taxas finais de juros dos fundos criados seguirão a pontuação atingida no TrustScore, com variações das taxas proporcionais às suas notas médias no sistema de pontuação. Essa vinculação permitirá que menores taxas sejam alcançadas pela obtenção de melhores notas no TrustScore e vice-versa. 

Os países desenvolvidos têm sido cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade dos alimentos que são importados. Os novos critérios, por outro lado, também podem trazer incentivos. A União Europeia, por exemplo, decidiu investir nos próximos três anos mais de 1 trilhão de euros em produções agrícolas sustentáveis – que gerem alimentos saudáveis e que não colaborem negativamente com as mudanças climáticas. O TrustScore e os fundos SAFF são exemplos de como transformar essas aparentes ameaças em oportunidades de negócios.  A geração de dados confiáveis é um pré-requisito fundamental para fortalecer a reputação da agricultura no Brasil e no exterior. Além de diferenciar os bons agricultores, também irá oferecer meios para a realização de boas práticas – o que tende a inspirar o florescimento de um novo agronegócio sustentável no país: possível, urgente e necessário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.