CI

Um outro mundo melhor possível


Valdo França

Um Outro Mundo é Possível!!!

Um Outro Mundo é Possível!!!

Um Outro Mundo é possível!!! Valdo França

A UTOPIA DE UM OUTRO MUNDO MELHOR!! Reinou em Porto Alegre entre dias 23 a 28 de janeiro de 2003 durante o III Fórum Social Mundial.

Foram seis dias vivenciando e semeando a fé e a esperança de um mundo justo e mais feliz para este novo milênio. Mais de 100.000 representantes desta nova cidadania planetária marcharam juntos, simbolizando que a diversidade racial, cultural, religiosa e comportamental não impede, mas enchem de cor, brilho e beleza esta nova busca da Humanidade.

O evento teve a participação de 25.000 delegados, representando 5.717 Ongs e Movimentos Civis de 156 paises. Em 41 painéis, 12 conferências, 4 mesas de dialogo e controvérsias, 25 testemunhos e 1.286 oficinas, onde experiências e propostas para um Novo Mundo, foram apresentadas e discutidas. Paralelamente, ocorreram mais de 1.000 eventos culturais, entre exposições de pintura e fotografia, instalações e apresentações de teatro, dança, musica, poesia, cinema e performances diversas.

Os debates permearam os eixos temáticos: desenvolvimento democrático e sustentabilidade; princípios e valores, direitos humanos, diversidade e igualdade; mídia, cultura, e alternativas à mercantilização e homogeneização; poder político, sociedade, civil e democracia; ordem democrática, luta contra a militarização e promoção da paz.

Antecedendo a conferência do pensador e cientista político Noan Choansky, a mais concorrida!! Uma multidão de mãos dadas ao alto, cantou, entre lagrimas e abraços ... Imagine de John Lennon! Enquanto o prefeito João Verle lia a Carta de Porto Alegre, redigida e subscrita por israelenses e palestinos do movimento “Diálogos pela paz”.

Os testemunhos notáveis de Aleida Guevara, Marina Silva, Sebastião Salgado e Fritjof Capra mostraram que da floresta, da academia, da rua ou de qualquer lugar do planeta pode surgir um ser humano especial, que ao descruzar os braços pode fazer grande diferença, trazendo fé, esperança e luz para milhões.

Fóruns Regionais de todas as regiões do planeta, o Fórum Mundial da Educação, Fórum de Juizes pelo Direito Universal, Fórum de Publicitários pelo Social, Fórum da Diversidade Sexual e o Forunzinho Mundial Social das Crianças, garantiram espaço e participação de representantes dos mais variados segmentos sociais.

A visita de 1.400.000 internautas ao site do Fórum, e a participação de 4.094 jornalistas credenciados representando 1.423 veículos de comunicação de 56 paises, fizeram ecoar pelos quatro cantos do mundo!! O repudio à guerra particular dos USA contra o Iraque, à intolerância entre Israel e Palestina, ao pensamento fundamentalista e à qualquer outra manifestação excludente.

Para a construção deste Novo Mundo, porém, um novo cidadão deve surgir, municiado de valores, atitudes e comportamentos que viabilizem o respeito, a tolerância e a aceitação entre homens e mulheres, povos e paises, indiferentes da origem ou opção cultural, étnica, racial, religiosa, política, sexual, e de qualquer outra possibilidade existencial possível e desejada.

Um cidadão comprometido com a afirmação e defesa da justiça social, da democracia, da igualdade, da paz e da sustentabilidade ambiental do planeta, indiferente às fronteiras geográficas e políticas. Este novo cidadão, movido pela indignação e inconformismo, acredita que a existência humana individual e coletiva apenas será digna se todos indivíduos, povos e nações tiverem as mesmas oportunidades de acesso aos bens do desenvolvimento, aos direitos civis e a plena liberdade. Valores que afirmam: A solidariedade e o total repúdio ao belicismo, ao pensamento fundamentalista unitário, ao autoritarismo e a opressão.

Nessa nova forma de olhar o planeta, cada um de nós compõe individualmente os nós de uma grande teia, a teia viva do planeta. Para a sua sustentabilidade será necessária a consciência de Gaya, a terra compreendida e respeitada como um grande ser vivo, onde cada um tem função celular essencial e vital para o equilíbrio e subsistência coletiva.

Imagine um mundo sem guerra, e esta utopia pode crescer e florescer!

Que tal, em volta de si mesmo, cada um criar uma ilha de paz, respeito e tolerância!

Que tal cada um construir sua própria torre de vigília, compromissada com a justiça, solidariedade e igualdade entre seres!

Esta é a forma onde cada um pode fazer a sua parte na Construção Deste Novo Mundo.

E podemos todos começar já!!! basta querermos!!!

Valdo França é engenheiro agrônomo, consultor nas áreas de meio ambiente, agricultura ecológica, mediação e arbitragem. É Fellow da ONG-Ashoka Innovators for the Public. Fundador da ELAE - Escola Livre de Agricultura Ecológica. E Organizador dos Simpósios "Alternativas Contra a Fome". Mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.