Conab entrega mini colheitadeiras do Programa Arroz da Gente em João Pinheiro (MG)
Programa entrega máquinas para agricultura familiar fortalecer arroz em MG
Foto: Pexels
Na manhã desta segunda-feira (23), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou a entrega das primeiras seis mini colheitadeiras de arroz do Program Arroz da Gente na 2ª Festa da Colheita do Arroz de Quintal, no Projeto do Assentamento (PA) Itatiaia, em João Pinheiro, município localizado na região noroeste do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sílvio Porto.
Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, na ampliação da mecanização coletiva e na promoção da soberania alimentar e segurança nutricional, o Programa incentiva a produção da diversidade genética do arroz, além de estimular o cultivo de outros alimentos como feijão, milho e mandioca.
De acordo com o diretor Sílvio Porto, o investimento na produção de arroz em outras regiões brasileiras é muito importante para a recuperação da diversidade genética do alimento. “Investir em mecanização na produção da agricultura familiar, além de reduzir a penosidade do trabalho desses agricultores, também possibilita aumentar a produção de outros tipos de arroz já menos cultivados no país, como é o caso da recuperação da produção do arroz de sequeiro plantado pelas famílias camponesas aqui nesta localidade. Além disso, é também um incentivo aos assentamentos e à agricultura familiar para a produção desse cereal tão importante do prato do povo brasileiro, e que poderá ser adquirido para fornecer alimentos às cozinhas solidárias e para a alimentação escolar, e ainda, com o crescimento da produção desse arroz, diferentes territórios do centro-norte do país poderão ser abastecidos, retomando e descentralizando a importante produção de arroz em todo o Brasil, a fim de alcançar autonomia na produção e soberania alimentar”, explicou.
Apenas na comunidade PA Itatiaia, serão beneficiadas 36 famílias, distribuídas nos quatro territórios da região, sendo seis responsáveis pelo cultivo de oito hectares de arroz. Já, unindo a produção de João Pinheiro com as outras seis cidades vizinhas - Riachinho, Bonfinópolis, Brasilândia, Buritis, Unaí e Paracatu - 101 famílias produtoras cultivam aproximadamente 123 hectares do cereal, além de batata-doce, café, abóbora, melão, maracujá, banana, abacaxi, açafrão, peixe, frango, leite, farinha de mandioca e polvilho. A expectativa de colheita com a chegada dos equipamentos é de 60 toneladas do grão.
De uso coletivo, os equipamentos também são capazes de colher milho, feijão, sorgo e milheto. Cada máquina é capaz de colher até 400 quilos de arroz com um litro de combustível (diesel), diminuindo a penosidade do trabalho da agricultura familiar e ampliando a produtividade em até 30%. A partir dessa mecanização, o tempo de colheita será até dez vezes mais ágil, passando de 20 dias o colhimento de um hectare de arroz para apenas 2 dias. Com menor esforço físico dos produtores rurais e elevação da produtividade, aumenta também a qualidade de vida e geração de renda para as famílias do campo.
Aconteceu, ainda, a assinatura de Termo de Pactuação da Agricultura Familiar (TPAF) entre a estatal e a Cooperativa Central dos Agricultores Familiares do Noroeste Mineiro (Centralcoop-Alfa), sediada em João Pinheiro/MG, para a aquisição de 15 toneladas de arroz, através do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS), no valor total de R$ 77,4 milhões. Além disso, já na ocasião foram entregues três toneladas do cereal de forma simbólica, os quais foram destinados ao Prodal Banco de Alimentos da CeasaMinas, para posteriormente serem doadas às Cozinhas Solidárias atendidas pelo entreposto mineiro.
Além dessas ações, foram anunciadas oito novos Agentes de Acompanhamento Técnico contratados para atuação na comunidade no âmbito do Programa, a fim de realizar diagnósticos territoriais, coletar dados em campo usando tablets e software exclusivo para a gestão da iniciativa, implementar o Comitê Social do Território e elaboração de projeto produtivo para a comunidade. Os profissionais foram recrutados, contratados e capacitados por meio de seleção realizada pela Companhia em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parnamirim, através de um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre as duas instituições.
A cerimônia contou também com a presença de autoridades da região, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários de agricultura dos municípios das redondezas, e representantes dos legislativos municipal, estadual e federal, além de representantes de órgãos governamentais e lideranças de entidades da agricultura familiar e de movimentos sociais.
Programas de apoio à agricultura familiar
Programa Arroz da Gente - Lançado no Plano Safra da Agricultura Familiar em julho de 2024 e instituído no final do ano passado, o Programa Arroz da Gente incentiva a retomada da produção de arroz pela agricultura familiar e comunidades tradicionais em áreas que cultivam essa produção em alguma escala. O programa assegurará o acompanhamento técnico e o incentivo à comercialização de parte da produção. A iniciativa também tem como objetivo resgatar variedades de arroz, promovendo a diversidade genética e a segurança alimentar e nutricional.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino. O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, e de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.