CI

Chuvas irregulares desafiam plantio da safra de verão

Cenário é particularmente preocupante para culturas como soja e milho


Foto: Pixabay

As condições climáticas em novembro continuaram a influenciar o ritmo do plantio da safra de verão 2026. Segundo informações divulgadas no informativo Itaú BBA | Agro Mensal de novembro, apesar das chuvas registradas em diversas regiões produtoras, a irregularidade na distribuição das precipitações impactou negativamente o solo e o andamento das atividades. O cenário é particularmente preocupante para culturas como soja e milho, que dependem de umidade adequada no solo para germinação e desenvolvimento inicial.

Estados como Mato Grosso, Goiás e parte do Matopiba enfrentam chuvas abaixo da média, o que leva produtores a postergar o plantio. No Sul do país, chuvas excessivas e episódios de enchentes também comprometeram a instalação das lavouras, elevando o risco de replantio e perdas.

O Itaú BBA ressalta que o clima permanece como fator-chave para o desempenho da safra, e que novos atrasos podem refletir em menor produtividade e janelas mais curtas para o cultivo da segunda safra, especialmente no caso do milho.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7